A Microsoft pode estar desenvolvendo uma câmera capaz de levar reconhecimento facial a qualquer computador com Windows 10. De acordo com rumores, a companhia estaria trabalhando em diversas webcams para 2019, sendo uma delas com suporte ao Windows Hello. Além disso, é possível que o equipamento traga o login por reconhecimento ao Xbox One, tal qual o antigo Kinect.

De acordo com a publicação do site Thurrott, as novas câmeras da Microsoft devem ter resolução 4K (2160p). No Windows 10, o acessório deve ser o primeiro do gênero a trazer biometria facial separada, tendo em vista que a companhia só usa o Windows Hello nos próprios Surface. Caso se confirme, isso permitiria que o usuário entrasse no seu PC sem a necessidade de digitar a senha.

Já no caso dos consoles da empresa, essa webcam funcionaria como uma substituta parcial do Kinect. No lançamento do Xbox One, em 2013, o console trazia o recurso de login por reconhecimento facial, entrando na conta do usuário quando este se sentasse em frente à TV. Fora isso, a resolução 4K do acessório deve agradar aos jogadores que fazem streaming de jogos.

Por fim, os rumores indicam ainda que as novas câmeras devem ser similares aos acessórios lançados com o Surface Hub 2. Trata-se de webcam com entrada USB-C, que trazem justamente o Windows Hello para o quadro interativo da Microsoft. Entretanto, não se sabe se a companhia vai adotar o padrão ao invés do USB comum e nem quando será o lançamento do produto.