A Microsoft já confirmou que vai lançar um novo Xbox no futuro, e agora uma reportagem do site Thurrott.com diz que a empresa não planeja apenas um, e sim dois consoles. Um deles seria mais parecido com o atual Xbox One X, enquanto o outro seria um dispositivo voltado para streaming de games.

Internamente, a Microsoft chama os projetos futuros para games de “Scarlett”. Isso envolve não apenas os dois consoles, mas também um serviço de jogos via streaming que vem sido desenvolvido desde 2013 e que foi anunciado formalmente durante a E3 2018. Esse serviço seria compatível também com outros aparelhos que não os da linha Xbox.

publicidade

Em relação aos consoles, o principal destaque fica por conta do voltado para streaming. Ele teria hardware básico mas com uma abordagem diferente de outros aparelhos do tipo. Normalmente, esses dispositivos não são os responsáveis pelo processamento dos games, que é feito em servidores externos. Se isso por um lado faz com que mesmo aparelhos básicos rodem games pesados, por outro acaba exigindo conexões rápidas e bastante estáveis para não atrapalhar o jogador.

Para o seu aparelho de streaming, a Microsoft pode fazer com que parte do processamento seja feito remotamente e parte localmente. Assim, o futuro Xbox pode ser o responsável por cuidar de recursos como controles, imagem e detecção de colisão, enquanto o restante é feito fora do console. Ele precisaria de hardware um pouco mais avançado para conseguir fazer as tarefas, mas ainda seria mais barato do que um console convencional.

publicidade

Já em relação ao dispositivo tradicional, o futuro Xbox ainda está no começo do desenvolvimento e ainda não tem especificações técnicas definidas.

Com a aposta no streaming, a Microsoft pretende conseguir mais uma fonte constante de receita com sua divisão de games. A venda de consoles em si não costuma dar muito lucro para fabricantes, que ganham muito mais com a disponibilização de games e serviços. O Xbox One já tem Xbox Live e Gamepass que cobram assinatura, e o serviço de streaming poderia ser mais uma forma da empresa continuar recebendo dinheiro dos consumidores mesmo após a aquisição do console.

publicidade

Todos os games seriam compatíveis com os dois consoles – não existirá nenhum “exclusivo para streaming” ou que só esteja disponível para comprar. O Xbox para streaming está com o desenvolvimento avançado e pode ser lançado em 2020. Por enquanto, não há previsão para quando o outro console vai chegar ao mercado.