Não foi só de lançamento de games que a Microsoft falou em sua apresentação na E3, neste último domingo. A empresa também confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de um serviço de streaming de jogos, que, segundo Phil Spencer, chefe da área de Xbox, funcionará tanto no console quanto em PCs com Windows 10 e em smartphones.

O projeto ainda não tem data de lançamento definida, mas o anúncio vem apenas alguns meses após a companhia abrir sua divisão de jogos em nuvem. Segundo reportagem do The Verge, a ideia inicial era estimular desenvolvedores a adotar as soluções de nuvem da Microsoft em seus jogos, mas Kareem Choudhry, chefe do setor, já levantava a possibilidade de “levar o conteúdo para todos, não importando o dispositivo que estiverem usando”.

O serviço de streaming de games da Microsoft deve entrar em um mercado em crescimento. No final de maio, a Electronic Arts deu indícios de que entraria no ramo após adquirir os times de desenvolvimento e a tecnologia por trás do GameFly. A Sony, por sua vez, tem a sua plataforma disponível de jogos sob demanda, a PlayStation Now, funcionando desde 2015, com um catálogo de títulos de PS2, PS3 e PS4.