A Sony anunciou ontem (19) que comprou a Insomniac Games, o estúdio por trás do jogo do Homem-Aranha para o Playstation 4 e que já trabalhou em jogos exclusivos do PlayStation no passado. A empresa apontou que a decisão faz parte de um esforço de aquisição de estúdios independentes para se manter competitiva.

O estúdio foi fundado há 25 anos pelo atual diretor executivo, Ted Price. Tem uma longa história de criação de jogos para a Sony, incluindo Ratchet & Clank, um jogo de tiro de ficção científica. Seu título mais recente, Homem-Aranha, vendeu mais de 13,2 milhões de cópias.

publicidade

O PlayStation continua sendo o console de jogos mais vendido no mundo. Mas, segundo a Bloomberg, assim como o restante da indústria está enfrentando novos sucessos globais, como por exemplo Fortnite. Outra ameaça é uma mudança mais ampla do mercado em direção aos títulos free-to-play.

A Sony agora opera 14 estúdios de videogame em todo o mundo, produzindo exclusivos para o PlayStation, assim como a Microsoft e a Nintendo fazem com suas plataformas. No entanto, parece que a empresa tem maiores ambições no futuro.

publicidade

Em entrevista, Shawn Layden, presidente dos estúdios de videogames da Sony no mundo, disse que os títulos exclusivos ainda farão parte da estratégia da empresa, mas que alguns jogos – especialmente títulos multiplayer – podem ter uma distribuição mais ampla.

Outros gigantes da tecnologia, como Apple, Facebook e Google, também declararam sua intenção de aprofundar os negócios no segmento de games. E os desenvolvedores de jogos tradicionais, como a Electronic Arts, estão lançando serviços por assinatura, disponibilizando até mesmo seus principais títulos para os clientes que pagam taxas de assinatura mensal.

publicidade

Via: Bloomberg / AndroidCentral