Nesta semana, a Warner Bros. lançou um jogo para celular chamado Westworld, baseado na série de ficção científica de mesmo nome exibida no canal HBO. Agora, o game está sendo acusado de plagiar Fallout Shelter, outro jogo de celular.

A acusação partiu da Bethesda Softworks, empresa dona da marca “Fallout” e publisher de Fallout Shelter. A companhia abriu um processo por plágio contra a Warner Bros. num tribunal de Maryland, nos Estados Unidos, na última quinta-feira, 21, informou o site Kotaku.

publicidade

Em Westworld, seu objetivo é administrar o parque, controlando os ciclos de convidados e anfitriões sem deixar que nenhum robô saia de controle. Em Fallout Shelter, é preciso administrar um bunker com sobreviventes de um cataclisma nuclear, gerenciando recursos e o bem estar dos moradores.

A semelhança gráfica entre os dois jogos é bem nítida, tanto que foi destacada em diversos artigos publicados na imprensa. A Bethesda anexou esses artigos ao processo como indícios de que Westworld é uma “cópia descarada” de Fallout Shelter, nas palavras da publisher.

publicidade

Os dois jogos foram desenvolvidos pela mesma equipe: uma empresa canadense chamada Behaviour Interactive. A Bethesda contratou a Behaviour para fazer Fallout Shelter em 2014 e, agora, diz que a desenvolvedora usou o código pronto para fazer Westworld para a Warner Bros.

A Bethesda diz até que Westworld tem os mesmos bugs que as primeiras versões de Fallout Shelter, e que o uso do código de um game para fazer o outro representa uma violação do contrato estabelecido com a Behaviour em 2014.

publicidade

O processo movido pela Bethesda exige que a Warner pare de distribuir Westworld para iOS e Android e que uma compensação por infração de direito autoral seja paga a ela pela Warner e também pela Behaviour. As empresas envolvidas no caso não quiseram comentar a ação judicial.