Não é só com Fortnite: segundo Todd Howard, diretor da Bethesda, jogadores de Fallout 76 no PS4, no Xbox One e no PC também não poderão jogar juntos. O culpado? A Sony, que “não ajuda tanto quanto gostaríamos”, conforme explicou o executivo em entrevista ao site alemão Gamestar.

Howard explicou que o objetivo do estúdio era, sim, permitir que todos jogassem juntos, por ser uma “grande tendência na indústria”. No entanto, apenas os gamers das plataformas da Microsoft poderão compartilhar o mesmo espaço no novo jogo online de sobrevivência da série Fallout, anunciado durante a E3 no mês passado.

publicidade

O caso se junta ao de Fortnite — que coloca donos de Switches, Xbox Ones, smartphones e PCs em um mesmo cenário, mas restringe os de PS4 — entre os mais recentes bloqueios de “cross-platform” provocados pela Sony. E os dois estão longe de ser os únicos.

A empresa também impediu que jogadores de Rocket League em seu console disputassem partidas com donos de videogames da Nintendo e da Microsoft, e o mesmo aconteceu com Minecraft. Suas duas rivais, no entanto, abraçaram a oportunidade e lançaram uma campanha na semana passada para destacar a “união” das duas, ao menos nesses casos.