A inteligência artificial desenvolvida pela OpenAi, fundada por Elon Musk e Sam Altman, conseguiu derrotar uma das melhores equipes do Dota 2 do mundo. O game é um dos MOBAs (jogos multiplayer online em uma arena de batalha) mais populares do planeta, com dezenas de milhões de jogadores.

OpenAi Five Finals foi o nome dado à competição realizada no último sábado, 13 de abril, em San Francisco. A Inteligência Artificial enfrentou cinco dos melhores jogadores do Dota 2, sendo que a disputa foi resolvida no clássico “melhor de três”. A IA alcançou uma surpreendente vitória absoluta por 2-0.

Na última edição, o OpenAI venceu por 2-1, resultado de uma batalha mais equilibrada. Um 2-0 implica duas vitórias consecutivas, o que mostra a melhora das capacidades da tecnologia.

A inteligência aprendeu a jogar o Dota 2 através do sistema de aprendizagem por reforço. Por meio dele, a IA adquire conhecimento por tentativa e erro. O mais impressionante é que não é necessário que a tecnologia entenda previamente o funcionamento do jogo.

publicidade

“O OpenAI Five é baseado em um aprendizado profundo e reforçado, o que significa que não codificamos como jogar, codificamos para aprender. E, em seus 10 meses de existência, ele jogou 45.000 anos de jogo.” Explica Greg Brockman, cofundador do OpenAI.

A complexidade do Dota 2 é significativa, e isso forçou a IA a melhorar constantemente suas decisões. Os cinco jogadores ficaram surpresos ao analisar a maneira de jogar da tecnologia. Os padrões de jogo eram totalmente diferentes do que um humano está acostumado a fazer, então eles não conseguiram intuir os movimentos do OpenAI.

Após a derrota, um jogo misto foi disputado no qual as equipes eram formadas por jogadores humanos e jogadores OpenAI. A equipe humana afirmou que era realmente complicado se adaptar ao estilo de jogo OpenAI, e que seriam necessários cerca de 50 jogos para conseguirem entender seu estilo e colaborar de forma eficaz.

(Via The Verge)