Os computadores já superaram os humanos em jogos de tabuleiros, agora o desafio são os videogames. Segundo informações do The Verge, a OpenAI, um laboratório de pesquisa fundado por Elon Musk e Sam Altman, anunciou que a sua tecnologia de inteligência artificial vai derrotar os seres humanos no jogo “Dota 2”.

A OpenAI já atualizou seus bots para jogar contra amadores em combinações de 5×5, o que requer mais coordenação e planejamento a longo prazo. O objetivo é se preparar para o “The International”, um torneio de “Dota 2”, para enfrentar os melhores jogadores.

publicidade

“Este é um marco empolgante, porque é sobre a transição para aplicativos da vida real”, disse o co-fundador e CTO da OpenAI, Greg Brockman. “Se você tem uma simulação de um problema e pode executá-la em grande escala, não há nenhuma barreira para o que você pode fazer com isso”.

Basicamente, os videogames oferecem desafios que não são encontrados nos jogos de tabuleiro, como o xadrez ou o Go. Os jogos eletrônicos escondem informações dos jogadores, o que significa que o computador não consegue perceber todo o campo de jogo e calcular o melhor movimento.

publicidade

Para criar os bots, o laboratório uso um método de aprendizado de máquina conhecido como aprendizado por reforço, no qual a inteligência artificial aprende como alcançar seus objetivos através de tentativa e erro. Para ganhar experiência, os computadores jogaram o período de 180 anos com uma taxa acelerada.

A equipe de bots do OpenAI já disputou cinco partidas de vários jogos contra times amadores e semiprofissionais, vencendo quatro e empatando uma.