A Nvidia quer usar a inteligência artificial para ajudar a preencher lacunas em fotografias. Um novo sistema divulgado pela empresa permite restaurar partes que foram removidas de uma imagem com ajuda do aprendizado de máquina.

Softwares de edição de imagem aos poucos começam a ganhar recursos de inteligência artificial. A Adobe anunciou recentemente um recurso que preenche pixels vazios em uma fotografia com ajuda de AI. Mas o que a Nvidia diz ter conseguido fazer é mais avançado do que o que outras empresas já anunciaram.

publicidade

O sistema da Nvidia consegue determinar o que deveria ocupar um espaço em branco de uma foto. Em uma imagem de um rosto sem olhos, por exemplo, a inteligência artificial percebe o que exatamente está ausente na foto e preenche o vazio com olhos, de acordo com o Engadget.

A Nvidia diz ter treinado o sistema ao gerar dezenas de milhares de buracos diferentes em imagens e ao ensinar a inteligência artificial a reconstruir fotos. Até por isso, o sistema consegue perceber não apenas retângulos vazios em uma imagem, como outras inteligências artificiais parecidas, mas diferentes formas ou tamanhos.

publicidade

Nem sempre o resultado é perfeito, mas o vídeo abaixo mostra como ele consegue ser impressionante na maioria das vezes.