Um dos recursos mais atrativos do Nintendo Switch Online é a possibilidade dos assinantes baixarem games de NES para o console híbrido. Até agora, apenas 20 títulos foram disponibilizados e mais 9 serão adicionados ao catálogo até o fim do ano. Porém, hackers já encontraram uma forma de incluir mais jogos no emulador oficial de NES para Switch.

Não demorou muito tempo para isso acontecer: o Nintendo Switch Online entrou no ar na terça-feira, 18, e na quarta-feira, 19, hackers já tinham conseguido modificar o emulador. Em uma série de tuítes, o usuário KapuccinoHeck mostrou que não foi uma tarefa muito difícil: o software do Switch lê ROMs de Nintendinho assim como um emulador convencional, então foi só adicionar arquivos com a extensão .nes para fazer eles rodarem no console.

publicidade

Com isso, ele conseguiu rodar o game “Kirby’s Adventure”, que não está no catálogo disponível para o Switch. O hacker disse que, no fundo, o emulador de NES para Switch é basicamente o mesmo incluído no NES Classic, que também foi hackeado com facilidade.

Apesar de ser possível adicionar novos games ao emulador, não é qualquer um que vai conseguir isso: é preciso ter um Switch hackeado, o que é um processo complicado e que consome bastante tempo. Além disso, quem modifica o console corre o risco de ser bloqueado pela Nintendo e, assim, perder completamente as capacidades online no Switch.