Hackers já encontraram coisas interessantes escondidas nos códigos do Nintendo Switch, como uma versão do jogo Golf, de Nintendinho, e também o suporte ao controle de GameCube que foi adicionado ao sistema do console, mas não divulgado pela Nintendo. Agora mais uma novidade foi encontrada: o suporte a realidade virtual.

As primeiras referências à realidade virtual foram encontradas no Switch em dezembro. Na época, ao analisar a versão 3.0.0 do sistema operacional do console, hackers encontraram registros sobre um “VrMode”, mas pouco se sabia sobre o que ele fazia.

publicidade

Agora, um usuário do console postou no Twitter um pequeno vídeo mostrando o tal VrMode em ação: ele divide a tela do console em duas imagens idênticas, da mesma forma como visores de realidade virtual exibem imagens em telas LCD. Mensagens na interface de usuário do console recomendam que o jogador se afaste do console para conseguir ver a imagem com clareza.

publicidade

A simples presença dos códigos indicam que a Nintendo ao menos experimentou incluir suporte a realidade virtual no Switch. Em 2016, o então CEO da fabricante japonesa Tatsumi Kimishima disse que a Nintendo estava observando a realidade virtual, mas nenhuma pista foi dada se a empresa planeja ou não entrar no mercado.

No passado, a Nintendo experimentou com realidade virtual e o resultado foi desastroso: o Virtual Boy, lançado em 1995, só exibia imagens em vermelho e preto e foi um fracasso comercial, sendo tirado do mercado menos de um ano após seu lançamento.