A Epic Games ainda não confirmou a data de lançamento de “Fortnite” para Android, mas já avisou que o jogo não será disponibilizado de forma convencional: em vez de oferecer o download pela Play Store do Google, a desenvolvedora vai distribuir o game através do seu site oficial.

A medida incomum visa evitar o pagamento das taxas de 30% que o Google cobra para transações feitas a partir da loja de apps do Android. Cada vez que um jogador compra algo dentro do jogo, o Google fica com uma fatia da venda, e o restante vai para o desenvolvedor. A Epic não quer dividir os ganhos com o Google.

publicidade

“A taxa de 30% é um custo alto em um mundo em que os 70% dos desenvolvedores precisam cobrir todos os custos de desenvolvimento, operação e suporte aos jogos,” explicou o CEO da Epic, Tim Sweeney, ao The Verge. O executivo defende que, no caso de consoles, considerando o custo de investimento em hardware das fabricantes, a taxa é válida, mas o mesmo não vale para o Android do Google.

Assim, um instalador de “Fortnite” para Android será disponibilizado pelo site oficial da Epic Games, segundo o Sweeney. Ele também diz que a medida vai garantir um relacionamento direto entre a empresa e seus consumidores. “Uma coisa boa da internet e da revolução digital é que isso é possível, agora que lojas físicas e distribuidores intermediários não são mais exigidos.”

publicidade

Vale lembrar que “Fortnite” também só é distribuído pelo site da empresa em sua versão para PC, evitando lojas como o Steam. No iOS e em consoles, o jogo é distribuído por lojas oficiais – não há opção além de usar os canais oficiais oferecidos por Apple, Microsoft, Sony e Nintendo.

Sweeney não confirmou a data de lançamento do game, mas garantiu que a disponibilização será quase global – só a China não vai receber “Fortnite” no Android inicialmente.

publicidade

Segundo rumores, o game pode ser anunciado já na semana que vem junto com o Galaxy Note 9, sendo que o jogo seria exclusivo do dispositivo da Samsung ao menos durante o primeiro mês.