Vivemos em uma era em que as capacidades da inteligência artificial (IA) podem ir desde ajudar na educação até transformar pessoas em obras de arte. A nova criação da NCSoft aproxima-se mais desta última função, e diz conseguir transformar – de forma convincente – você em um personagem de anime.

Reprodução

publicidade

O programa usa uma ferramenta popular de aprendizado de máquina chamada General Adversarial Networks (GANs). Com esta técnica, a IA “aprende” a partir de uma vasta quantidade de imagens de treinamento, com a inserção de rostos humanos e de anime, para criar novas amostras.

publicidade

O “AI-anime-convertor” é idéia de June Kim, Kim Minjae, Hyeonwoo Kang e Kwanghee Lee, pesquisadores que trabalham para a empresa de videogames NCSoft. Uma ferramenta de mapeamento separa a imagem em camadas e classifica os elementos mais importantes. Acrescente a isso um algoritmo de normalização sofisticado – que a equipe apelidou de Adaptive Layer-Instance Normalization (AdaLIN)-, e você tem uma maneira confiável de criar uma versão anime de si mesmo.

Reprodução

publicidade

Além de transformar pessoas em animes, a equipe utiliza a mesma tecnologia para transformar cavalos em zebras, quadros normais em pinturas ao estilo de VanGogh e gatos em cachorros. As transformações animais, em particular, são perturbadoras porque são muito verídicas.

Fonte: Vice