De tempos em tempos, um bug estranho do iPhone aparece sem grande explicação. Depois da descoberta dos caracteres persas que geraram caos em 2013 e de um caractere indiano que podia quebrar o iPhone revelado em 2017, surgiu um novo caso interessante: o do aplicativo que trava quando você fala cinco vezes a palavra “hífen”.

A descoberta foi confirmada pela Kaspersky e testada por nós do Olhar Digital. Trata-se de um bug estranho, mas inofensivo. Basta abrir algum aplicativo que tenha input de texto, como o WhatsApp, Word ou o aplicativo de Notas do iOS e abrir a ferramenta de ditado de texto incorporada ao iPhone.

A cada vez que você falar a palavra “hífen”, o sistema transforma, logicamente, seu comando de voz no símbolo “-”. No entanto, quando você repete a palavra pela quinta ou sexta vez, o app simplesmente fecha na sua cara, o que não tem uma explicação muito clara.

publicidade

Por ser um bug que depende diretamente da ação do usuário, seu risco é pequeno; ninguém pode enviar um hífen cinco vezes para você para travar seu celular, porque não é assim que a falha funciona. Inclusive, a própria Kaspersky nota que não há qualquer perda de informações após o fechamento repentino do aplicativo.

Nos testes da empresa, foi possível escrever um texto inteiro e depois ditar os hífens, ver o aplicativo fechando e depois retomar a digitação como se nada tivesse acontecido. Todo o texto foi mantido quando o aplicativo foi reaberto, então a falha é aparentemente bem inofensiva e você pode testar no seu iPhone sem medo.

O teste da Kaspersky envolvia falar a palavra “hyphen”, em inglês, algumas vezes, mas a falha também funciona se você falar “hífen”, em português, para o seu iPhone como pudemos conferir nos nossos próprios testes.

O bug pode ser verificado em boa parte dos iPhones rodando a versão 12.1 do iOS; a técnica funciona nos iPhones 6, 6S, 6S Plus, 8, X e XS. Nos nossos experimentos, não foi possível replicar a falha no iPhone 7.