A corrida dos jogos via streaming já começou e a EA é mais uma empresa que quer conquistar seu espaço no mercado. A desenvolvedora de games como “FIFA” e “Battlefield” anunciou o Project Atlas, uma iniciativa que visa levar jogos para qualquer dispositivo através da internet.

O Project Atlas está sendo desenvolvido para permitir que jogos rodem a partir da nuvem e sejam enviados para dispositivos em geral. É um conceito diferente de como o mercado de games funciona atualmente: você precisa de uma máquina com potência para determinado jogo, além do jogo em si ter que ser desenvolvido para a plataforma em questão.

publicidade

Com o streaming, nada disso é necessário: o jogo roda na nuvem e o jogador recebe as informações em qualquer dispositivo, seja um celular básico ou um computador ultra potente. A potência local deixa de ser importante, e o fundamental passa a ser o uso de uma conexão constante e confiável com a internet.

A visão da EA para o futuro do streaming vai além disso. Em um post no Medium, o CTO da desenvolvedora, Ken Moss, citou um possível game “vivo”, que evolui constantemente e oferece novas experiências a cada vez que o jogador volta. E isso seria possível com a tecnologia que a empresa está desenvolvendo – a EA diz que tem 1 mil funcionários envolvidos no projeto.

publicidade

Além disso, a tecnologia da EA promete entregar mesmo jogos extremamente pesados a dispositivos básicos através da internet, e com a manor latência possível.

A EA ainda não deu uma possível data de lançamento para o projeto, e nem uma possibilidade de usuários testarem o serviço. Enquanto a empresa ainda finaliza a tecnologia, outras companhias já dão passos mais avançados no streaming – a Sony já oferece o PlayStation Now em algumas partes do mundo, enquanto o Google acabou de iniciar os testes da sua plataforma e a Microsoft planeja um beta do xCloud para o ano que vem.