A Electronic Arts, por meio da EA Sports, subdivisão que cuida dos games de esportes da empresa, anunciou o cancelamento das próximas etapas classificatórias do seu torneio de “Madden NFL 19” nacional após um atentado no último domingo, 26.

Na ocasião, um jovem de 24 anos chamado David Katz atirou contra outros competidores durante um torneio de “Madden” em Jacksonville, na Flórida, que estava sendo transmitido ao vivo. O tiroteio deixou 11 feridos e duas pessoas mortas.

publicidade

As vítimas, confirmadas nesta terça-feira, 28, foram Taylor Robertson e Eli Clayton. O primeiro tinha 27 anos, era casado e pai de uma criança, além de jogador profissional de eSports. Ele já havia conquistado mais de US$ 80 mil jogando “Madden”, segundo o Kotaku.

Já Clayton, de 22 anos, era de Woodland Hills, Califórnia, e era conhecido pelo apelido “TrueBoy”. Também era jogador profissional de video game e já chegou a aparecer como um técnico no simulador de futebol americano “Madden NFL 18”.

publicidade

A classificatória que eles jogavam no domingo quando foram assassinados levaria os vencedores à final do Madden Classic. Mas a EA disse, em nota, que decidiu cancelar as outras três etapas classificatórias que ainda faltavam no circuito.

“Tomamos a decisão de cancelar os três eventos restantes de qualificação para o Madden Classic enquanto realizamos uma revisão completa dos protocolos de segurança para competidores e espectadores”, disse a EA em nota assinada pelo CEO Andrew Wilson.

publicidade

“Esta é a primeira vez que tivemos que confrontar algo assim como uma organização, e acredito que a primeira vez que nossa comunidade de jogadores lidou com uma tragédia dessa natureza. Por favor, dedique algum tempo para apoiar uns aos outros neste tempo desafiador”, completou o executivo.

As três qualificatórias canceladas estavam agendadas para ocorrer em Dulles, Virginia; Santa Ana, Califórnia; e Carrollton, Texas. Todas em setembro. A final do Madden Classic seria em Las Vegas, em outubro.