Inteligências artificiais já aprenderam a jogar alguns games, como “Super Mario Kart”, por exemplo, mas na maior parte das vezes desenvolvedores se concentravam em ensiná-las a compreender jogos em duas dimensões. Agora um desenvolvedor conseguiu fazer com que uma inteligência artificial aprendesse a dominar as três dimensões de “Super Mario 64”.

Kaze Emanuar é conhecido por seus diversos experimentos envolvendo a primeira aventura em 3D de Mario. Ele já adicionou multiplayer online e um modo em primeira pessoa a “Super Mario 64”. Agora ele se concentra em fazer com que diversas inteligências artificiais aprendam a navegar pelo mundo poligonal do clássico do Nintendo 64.

publicidade

A tarefa não é simples e os resultados ainda não são muito animadores. Os ambientes do game são mais complexos do que em jogos em duas dimensões, o que dificulta bastante o aprendizado de máquina.

Os destaques, segundo o Kotaku, ficam por conta da AI que entendeu que pular na parede faz Mario ganhar altura, enquanto outra conseguiu dominar o salto triplo. O vídeo abaixo mostra diversas AIs diferentes tentando jogar “Super Mario 64”:

publicidade