A vibe retrô em torno de videogames e consoles ainda está forte. 25 anos depois de ToeJam & Earl ter saído pela primeira vez para o Mega Drive (ou Sega Gênesis, se preferir), a dupla alienígena do Funkotron está de volta em uma releitura do HumaNature Studios que leva o nome de ToeJam & Earl: Back in the Groove, previsto para ser lançado em 1º de março.

Reprodução

Greg Johnson, um dos co-criadores do jogo original, liderou o desenvolvimento da nova versão depois de levantar mais de US$ 500.000 na campanha inicial. Johnson disse que o jogo original mantém tanta nostalgia pelos fãs que ele não estava preocupado em torná-lo atraente para um novo mercado.

Fazer uma versão moderna de um jogo retrô significava descobrir o que manter, o que mudar e o que adicionar. Johnson disse que recebeu orientação dos fãs: “Todos nós temos suposições sobre o que achamos que as pessoas querem ou estão apegadas”, disse ele, “mas nossas suposições são, muitas vezes, erradas”.

publicidade

No jogo original, quando os personagens passam para o próximo nível, eles fazem um passeio de elevador e conversam. Isso foi projetado apenas para matar o tempo, já que os antigos consoles da época demoravam a gerar níveis. Com o processamento atual mais rápido, esse passeio de elevador não é necessário. Mas Johnson teve o feedback dos fãs, que gostariam de manter essa parte do game, então isso aconteceu.

A nova versão tem nove personagens jogáveis, em vez de dois, incluindo o antigo ToeJam e o Earl e novas versões dos personagens principais, que devem parecer um pouco mais antigas.

Reprodução

“Eles tinham, acho, cerca de 13 ou 14 anos, pelo menos o que lembro, no jogo original”, disse Johnson. “No novo game, nós os tornamos um pouco mais altos, um pouco mais longos e mais como se estivessem atrasados, alienígenas adolescentes mais velhos, talvez com 18 ou 19 anos. Nós demos uma camisa para ToeJam, e Earl tem um boné.”

Os jogadores encontrarão mais de 60 personagens, incluindo Trolls da Internet, King Tut e exércitos de galinhas. Ainda é melhor evitar o dançarino de ula-ula.

“Uma das coisas que estávamos tentando focar neste jogo é a capacidade de repetição”, disse Johnson. Toda vez que você termina o jogo, você ganha um power hat. Esses chapéus permitem fazer coisas especiais, dão habilidades especiais, aumentam suas estatísticas ou deixam você fazer coisas como andar na água “.

Reprodução

Uma tela de “ToeJam & Earl: Back in the Groove”. Crédito da imagem: HumaNature Studios

Johnson disse que, para manter o jogo nostálgico, mas com ar de moderno, eles adicionaram algumas surpresas.

“Tem um segredinho aqui. Depois de ter completado o jogo em modo aleatório pelo menos duas ou três vezes, é desbloqueada uma história especial, onde há um diálogo com ToeJam e Earl”, revelou Johnson. “Eles vão dizer coisas um ao outro que nunca tinham dito antes. E isso é basicamente sobre a história do passado deles.”

Embora a maioria dos fãs não seja capaz de experimentar os novos personagens e níveis até março próximo, o ator Macaulay Culkin, um fã confesso de ToeJam & Earl, e seu irmão, já testaram a nova versão, com três dias de diversão e novos jogos em março passado.

Reprodução

Johnson diz que seria ótimo para o novo jogo ganhar muito dinheiro, mas esse não é o objetivo.

“O que eu realmente quero é satisfazer os fãs”, disse Johnson. “Se conseguirmos fazer com que as pessoas sintam essas lembranças alegres novamente, então vou me sentir realizado.

ToeJam & Earl: Back in the Groove será lançado para Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One e PC.

E você, lembra desse jogo? Conte pra gente nos comentários abaixo, e diga também qual game gostaria de ver revisitado.