Pela primeira vez desde 1996, um game principal da série Civilization entrará no mundo dos consoles de mesa — ou, no caso, híbridos. A 2K Games anunciou nesta sexta-feira que “Civilization VI”, último jogo da franquia, ganhará uma versão para Nintendo Switch ainda em 16 de novembro deste ano.

O título será o primeiro da série principal — sem contar spin-offs, como “Civilization Revolution” de 2008 — a chegar a um console desde “Civilization II”, que saiu para o PlayStation original. O sexto título foi lançado em 2016 para PCs e até ganhou uma versão para iOS no final do ano passado, mas não chegou a dar as caras no PS4 ou no Xbox One.

publicidade

O jogo de estratégia por turnos mantém a fórmula de sempre e coloca você no papel de líder de uma civilização. Cabe a você gerenciar os recursos, evoluir as tecnologias, desenvolver a cultura e manter o povo seguro, seja com alianças ou partindo para guerras. Nos PCs, o game foi bastante elogiado e carrega uma média 88/100 no Metacritic.

A versão para Switch de “Civilization VI” já virá com pacotes de expansão que adicionam civilizações da Austrália, da Pérsia, da Polônia e da Macedônia e os Vikings.

publicidade

O mais curioso a se notar no novo jogo será a otimização feita pelo estúdio: nos computadores, ele exige configurações bem razoáveis para rodar bem. Mas algumas empresas, como a id Software, de “Doom”, já provaram que a adaptação é um trabalho possível, ainda que bem complexo.