Na década de 1990 a Nintendo promoveu um campeonato chamado de Nintendo World Championship. Na competição, eram usados cartuchos que continham trechos de Super Mario Bros., Rad Racer e Tetris, rodando com um tempo fixo de 6 minutos e 21 segundos. O objetivo dos competidores era coletar o maior número de pontos nesse tempo.

Estima-se que haja menos de 200 unidades destes cartuchos em todo o mundo, o que o torna um item de colecionador bastante requisitado. Com isso, a descoberta de qualquer cartucho do Nintendo World Championship é um evento interessante para os entusiastas de jogos retrô. Nesta semana a loja de videogames Pink Gorilla Games, de Seattle, teve a sorte de conseguir um desses cartuchos, de uma forma bastante inesperada.

Um homem entrou na loja com uma sacola cheia de jogos antigos de NES e foi atendido por Cody Spencer, co-proprietário da loja. Ao fazer uma avaliação preliminar, Spencer viu que todos eram games bastante comuns, que pouco interessavam para a maioria dos consumidores. Mas, ao retirar o último item da sacola, ele tomou um susto.

Reprodução

publicidade

Em sua frente estava um cartucho Nintendo World Championship em excelente estado. A etiqueta do cartucho estava tão limpa e clara que, à primeira vista, Spencer pensou que se tratava de uma reprodução (repro), que pode ser comprada facilmente na internet. Mas após analisar mais de perto, ele constatou que se tratava de uma peça legítima.

Para atestar a originalidade o cartucho foi cuidadosamente aberto e detalhes como as soldas presentes na placa de circuito, além das datas de fabricação e tipos dos chips usados, foram analisados. Com a experiência dos funcionários da loja, eles logo viram que não se tratava de algo que foi produzido nos últimos anos, mas sim três décadas atrás.

Após constatar que era um cartucho original – e incrivelmente conservado – Cody questionou o homem sobre a procedência do item. Veio de um funcionário da Nintendo? De um participante do torneio? Ele, por sua vez, não soube explicar, e provavelmente não tinha ideia do que possuía em mãos.

Spencer decidiu fazer uma oferta de compra baseada no valor de revenda recente desse cartucho: US$ 13 mil (aproximadamente R$ 50 mil). Os funcionários da loja ficaram surpresos com a falta de reação do cliente, que não esboçou nenhuma expressão. Talvez ele tenha ficado incrédulo com o quanto um cartucho que provavelmente foi comprado em uma venda de garagem poderia valer.

A venda do cartucho

Após a venda ser fechada, a loja anunciou sua mais nova aquisição em suas redes sociais. Com isso, diversos e-mails, mensagens e ligações foram recebidas com entusiastas querendo informações sobre o cartucho e até mesmo alguns compradores interessados.

Porém, a loja já tinha um comprador certo: um colecionador que esteve na loja procurando alguns cartuchos antigos no dia anterior. Em menos de 24 horas o cartucho foi comprado pela loja e revendido para o interessado. À pedido do colecionador, a loja não divulgou o valor de venda, mas admitiu que conseguiu vender o cartucho com algum lucro.

Via: ARS Technica