A Microsoft anunciou novidades para o sistema operacional do Xbox One. Usuários do programa de testes do console já ganharam acesso a alguns novos recursos, incluindo uma nova opção de resolução e melhorias na navegação do browser Edge pelo controle.

Confira abaixo quais são as principais novidades da atualização do console. Ainda não há previsão para quando os novos recursos serão disponibilizados para todos os donos do Xbox One, Xbox One X e Xbox One S.

1. Suporte a 1440p

publicidade

Além das resoluções disponíveis atualmente – 720p, 1080p e 4K UHD – o Xbox One também ganhou a possibilidade de exibir imagens em 1440p, conhecido como QHD.

Para isso, é preciso ter uma TV ou monitor compatível com a resolução. O QHD adiciona mais de um milhão e meio de pixels em relação ao 1080p, então as imagens ficam ainda mais impressionantes, embora não chegue perto do 4K.

Para ativar o recurso, o usuário precisa entrar nas configurações de áudio e vídeo do console.

2. Melhorias de navegação no Edge

Vai ficar mais fácil navegar pelo browser Edge. A Microsoft fez algumas alterações no navegador para facilitar o uso com o controle do console. A experiência de uso de favoritos e histórico também foi modificada.

A partir de agora, usuários do Edge no Xbox One também vão poder enviar e baixar arquivos pelo console, incluindo músicas, imagens e vídeos. O conteúdo baixado vai poder ser acessado pelo aplicativo do Explorador de Arquivos no sistema do Xbox One.

Por fim, o Edge ganhou alguns recursos presentes em navegadores de computadores, como a possibilidade de auto-preenchimento de caixas de texto em sites da web, a opção de silenciar abas que emitem algum tipo de som, e a leitura do conteúdo que está na página em voz alta para usuários com problemas auditivos.

3. Compartilhamento de controle no Mixer

O Mixer é uma plataforma de streaming do que está sendo jogado que a Microsoft integrou ao Xbox One no ano passado. Ele funciona mais ou menos como o Twitch, e a nova atualização do console adiciona algumas novidades a ele, como a possibilidade da pessoa que faz a transmissão passar o controle do jogo para algum dos espectadores.

Ao ativar o compartilhamento de controle, o streamer pode tanto permitir que o usuário pressione qualquer botão quanto apenas um comando. É possível, por exemplo, deixar alguém que está assistindo apertar o botão para saltar. O espectador dá os comandos a partir de um controle virtual que aparece na tela de transmissão, ou ao conectar um controle no PC.

Outras novidades adicionadas ao Mixer incluem a possibilidade de trocar de jogo sem precisar interromper a transmissão e iniciar uma nova, além de um recurso que permite iniciar o streaming a partir de qualquer tela do Xbox One.

4. Novas opções de controle de áudio

A Microsoft deu uma turbinada nas opções de áudio do Xbox One, e as novidades são boas para quem gosta de ouvir música enquanto joga no console. A empresa adicionou ferramentas para equilibrar o áudio do jogo e a música que está tocando em segundo plano. Sons de sistema também foram modificados e agora contam com suporte a áudio especial para o som ficar de acordo com as ações feitas na tela.

5. Ferramentas para donos de clubes

Administradores de clubes de jogadores dentro da comunidade do Xbox One ganharam algumas novas ferramentas para ajudar no gerenciamento dos usuários que fazem parte do grupo. É possível filtrar pedidos de convite com base em critérios diversos, como reputação, recomendação de outros membros, ou pelo Gamerscore do usuário.

Assim, um administrador pode escolher por restringir um grupo a jogadores que fizeram coisas específicas em games. Um grupo de especialistas em “Halo 5” pode contar apenas com usuários que conquistaram certa quantia de pontos no Gamerscore, enquanto um de iniciantes em “Gears of War 4” pode restringir o acesso de pessoas que jogaram mais do que 20 horas do game. Esses filtros podem ser removidos e alterados a qualquer momento pelos administradores do clube.