Quer jogar grandes títulos sem pagar um centavo? Nem pense em pirataria. É possível ficar dentro da lei e baixar games bem bacanas gratuitamente. O segredo é acessar lojas online que oferecem centenas de títulos gratuitos de ótima qualidade gráfica e  jogabilidade.

E mesmo jogos de grande produção de 5 anos atrás, que eram pagos, também são encontrados gratuitamente nessas lojas. É claro que você não vai ver títulos clássicos, que geram muita renda, como Civilization V, GTA V ou Destiny 2 para baixar livremente. Mas garantimos que você encontrará nos sites abaixo, ao menos, alguns games gratuitos em que a experiência vai valer a pena. Aproveite.

publicidade

1. Steam

O Steam é a loja online mais famosa para jogos digitais. Mesmo que o suporte ao cliente não seja muito bom, muitos usuários acham que o acervo da plataforma vale os riscos.

Para jogos grátis, escolha a seção Jogos Gratuitos do Steam. Você pode usar filtros por gênero, por categoria, por recursos, sistema operacional, lançamentos, mais populares ou ainda games que serão lançados.

publicidade

Reprodução

Até a data desta matéria, esta seção do Steam tem cerca de 3.200 jogos. Mesmo que você gastasse uma hora para cada título continuamente, seriam necessários 133 dias completos (mais de um terço do ano) para experimentar todos. E muitos desses games são fantásticos, incluindo Dota 2, Paladins, Brawlhalla, Duelyst, Path of Exile e Warframe.

publicidade

Você também pode conferir a seção Demonstrações do Steam, que atualmente tem mais de 2.400 demos jogáveis e assim fazer uma experimentação antes de executar uma compra.

2. Itch.io

Quando os jogos Indie renasceram no ano de 2000, eram considerados como games casuais para matar o tempo, pois têm baixo orçamento de produção, equipe pequena de desenvolvimento e ainda vinham com vários bugs.

publicidade

Reprodução

Mas, atualmente, a qualidade melhorou muito. E estamos começando a ver mais jogos indie de alta qualidade no mercado, e é por isso que o itch.io é uma plataforma excelente. Ela é especializada em títulos independentes, pagos e gratuitos, e cresceu bastante desde a sua estreia em 2013.

A seção Free do itch.io tem mais de 126.000 títulos. Nem todos são bons, é claro, mas minerando um pouco essa seção, você vai encontrar muitos bem legais na parte gráfica e que oferecem ótima jogabilidade e em vários gêneros, desde RPG, passando por jogos de estratégia e chegando aos games de ação.

3. GOG

O GOG é uma plataforma de distribuição de jogos como o Steam, mas todos os seus títulos são livres de DRM, que é uma tecnologia de proteção contra cópia. No Steam, por exemplo, você só consegue jogar por meio da plataforma. Isso não implica em perda de desempenho, mas caso você tenha algum problema em sua conta e não conseguir logar serviço, então não será possível desfrutá-lo.

Já no GOG, os jogos não são vinculados à sua conta. Portanto, até mesmo se a plataforma deixar de existir, você continua com seus jogos.  A maioria deles também pode ser jogado no Linux, o que é um ótimo bônus se você usa esse sistema operacional.

Reprodução

A desvantagem é que o tamanho da biblioteca do GOG nem chega perto da que o Steam oferece, contendo pouco mais de 2.700 jogos. E a seção Free no GOG contém apenas cerca de 70 títulos até o momento. E se você estiver disposto a investir um pouco, a seção Under $ 5 tem muito mais games.

4. Twitch Prime

Esta opção só é gratuita para assinantes do serviço de streaming de filmes Amazon Prime. Os jogos comerciais são liberados para download todo mês. Mas essas ofertas são liberadas por tempo limitado, portanto, você precisará fazer o login de vez em quando e reivindicar os games gratuitos à medida que forem disponibilizados. Podemos citar alguns títulos que já foram liberados anteriormente: The Walking Dead, Psychonauts, SteamWorld Dig 2, Shadow Tactics e Superhot.

Reprodução