Após 10 anos, a Konami e a UEFA encerraram a parceria que garantia exclusividade da Liga dos Campeões da Europa nos games da série Pro Evolution Soccer. A partir da próxima edição do jogo, que deve ser lançada no segundo semestre, a principal competição entre clubes de futebol da Europa não será mais um dos atrativos do game da Konami.

O anúncio foi feito em um comunicado divulgado pela UEFA. Não está claro de quem partiu a iniciativa pelo fim da parceria, se foi opção da Konami ou da UEFA, ou se foi uma decisão mútua.

publicidade

Oficialmente, a parceria vai ser encerrada após a final da edição 2017-18 da Liga dos Campeões. A grande decisão está prevista para o dia 26 de maio em Kiev, na Ucrânia.

Sobre o fim da parceria, o diretor de marketing da UEFA, Guy-Laurent Epstein, elogiou a Konami. “Foi uma parceria muito cooperativa e mutualmente benéfica. A UEFA gostaria de agradecer à Konami pelo enorme comprometimento e apoio às competições de clubes da UEFA ao longo da última década.”

publicidade

Com muito menos campeonatos licenciados pelo mundo em comparação ao principal concorrente “FIFA”, da EA, a série “Pro Evolution Soccer” apostou alto na parceria com a UEFA nos últimos anos. A Konami organizava inclusive um campeonato virtual da Liga dos Campeões.

Ainda não está claro se a Liga dos Campeões ainda existirá em forma virtual com o fim da parceria. A Konami disse que vai “explorar formas alternativas de trabalhar em conjunto” com a UEFA.