Em breve, o jogo de computador mais popular do mundo vai ganhar a tela dos celulares. De acordo com a Reuters, a chinesa Tencent e sua subsidiária americana Riot Games trabalham no desenvolvimento de uma versão móvel de “League of Legends” (“LoL”). Segundo uma fonte, é improvável que ela seja lançada ainda em 2019, no entanto.

O game que consagrou o gênero de arena de batalha multiplayer online (MOBA) garantiu US$ 1,4 bilhão em receita no ano passado (uma queda de 21% em relação ao ano anterior, de acordo com a agência de dados Statista). “O “LoL” não vai mais tão bem quanto costumava ir e a Riot precisa de uma nova maneira de monetizá-lo, especialmente considerando que esse é seu único jogo”, afirma Gu Tianyi, analista da Newzoo.

publicidade

Um “LoL” mobile também permitiria a organização de mais competições internacionais. A Tencent e a Riot criaram a joint venture Tengjing Sports em janeiro para fazer torneios de e-sports e comercializar produtos relacionados ao game. A final do Campeonato Mundial de LoL foi o torneio de e-sports mais assistido ao vivo em 2018, com 81,1 milhões de horas vistas no Twitch e no YouTube Gaming. A Tencent se recusou a comentar e representantes da Riot não responderam a pedidos de comentários.

Tensão no ar

publicidade

As relações entre a Tencent e a Riot entraram em choque há algum tempo, quando as empresas buscavam resolver transtornos do jogo (como quando os hackers invadem e atravessam as arenas de batalha). A Riot rejeitou uma proposta da Tencent para desenvolver uma versão para celular anos atrás, de acordo com uma fonte.

A Tencent, em seguida, desenvolveu um jogo mobile semelhante para o mercado chinês, o “Honor of Kings”, que se tornou o MOBA mais lucrativo do mundo. Ao fazê-lo, entretanto, criou tensões com a Riot, que se agravaram quando a Tencent lançou uma adaptação de “Honor of Kings”, o “Arena of Valor”, para os mercados estrangeiros em 2016 e 2017.

publicidade

Via: Reuters