O YouTube quer que os usuários saibam que desafios virais perigosos ou brincadeiras como o desafio Tide Pod (comer cápsulas de detergente), ou do Bird Box, não têm lugar na plataforma de vídeo.

O site de compartilhamento de vídeos da Google informou que atualizou as diretrizes da comunidade para esclarecer que conteúdo contendo brincadeiras com riscos de ferimentos graves viola a política do YouTube, que proíbe conteúdo que incentive violência ou atividades perigosas. A política atualizada vem em meio a uma série de desafios da Bird Box, em que os participantes andam de olhos vendados.

publicidade

“O YouTube é o lar de muitos desafios e brincadeiras virais legais, mas precisamos garantir que o que é engraçado não cruze a linha e também seja prejudicial ou perigoso”, disse o serviço em um post divulgado na terça-feira (16/1).

-> YouTube: saiba como baixar vídeos, ouvir música com a tela bloqueada e outras dicas!

publicidade

O esclarecimento da política deixa claro que o YouTube não permite a publicação de peças que façam as pessoas sentirem que estão em sérios riscos físicos. Também proíbe brincadeiras que causam sofrimento emocional severo às crianças – qualquer coisa que possa deixar a criança traumatizada por toda a vida.

No último ano, o YouTube registrou um aumento de pessoas postando gravações de si mesmas envolvidas em desafios perigosos. Um ano atrás, o serviço começou a remover vídeos do chamado desafio Tide Pod, que envolve cidadãos colocando sua saúde em risco, ao comer os pacotes de detergentes de roupas de cores vivas, conhecidos como pods.

publicidade

Os pacotes ou cápsulas de roupa líquida contêm detergente tóxico altamente concentrado que pode resultar em ferimentos, incluindo queimaduras, perda de consciência, vômito excessivo e dificuldade para respirar.  

O esclarecimento político vem em meio a outra moda viral, na qual os fãs do filme Bird Box, exibido na Netflix, imitam personagens do filme, que usam vendas nos olhos para escapar de uma força sinistra que transforma a visão de vida das pessoas, fazendo com que elas se suicidem. Enquanto a maioria das menções ao desafio é baseada em piadas, alguns vídeos são um pouco mais extremos.

publicidade

Reprodução

O YouTube removeu um vídeo que mostrava a personalidade da internet, Jake Paul, dirigindo um carro com os olhos vendados. Foto: Youtube

Umas das personalidades do YouTube, Jake Paul, postou na semana passada um vídeo de si mesmo entrando no trânsito movimentado de olhos vendados e dirigindo um carro. Outro vídeo de desafio mostra uma mulher se queimando em um aquecedor.

A atividade levou a Netflix no início deste mês a divulgar uma declaração no Twitter, pedindo que as pessoas sejam cuidadosas para não se machucarem ao imitar o filme.

Evolução 2 x Damares 0