Discretamente, o WhatsApp reforçou a segurança do recurso de backup do iCloud e, potencialmente, corrigiu uma brecha que permitia que as mensagens de criptografia de ponta a ponta se tornassem acessíveis de forma legível.

A empresa diz que a criptografia aos backups do WhatsApp foi liberada para o iCloud no final de 2016, no entanto, segundo um relatório da Forbes, o reforço na segurança aconteceu somente na semana passada, quando a empresa Forense Oxygen – que fornece ferramentas de hacking móveis e da nuvem – alegou ser capaz de contornar o recurso.

A empresa diz que é possível acessar as mensagens criptografadas através de um cartão SIM com o mesmo número de celular que o aplicativo usa para enviar um código de verificação para gerar a chave de criptografia para o backup do iCloud.

A melhoria na segurança retoma uma antiga discussão sobre privacidade e investigações criminais. Durante um comitê no senado norte-americano, no início do mês, o diretor do FBI, James Comey, revelou que a agência não conseguiu acessar o conteúdo de mais de 3 mil dispositivos móveis na primeira metade do ano fiscal, apesar de ter autoridade legal para acessar esses dados, exigindo uma maior pressão política.

publicidade

[Forbes e TechCrunch]