Múltiplas vulnerabilidades foram encontradas por pesquisadores de segurança em roteadores com tecnologia 4G fabricados por diversas empresas. Entre os problemas que essas falhas de segurança podem causar está a exposição de dados dos usuários e vazamento de informações confidenciais.

Um pesquisador do Pen Test Partners, conhecido como ‘Richter’, compartilhou as brechas encontradas em dispositivos com tecnologia 4G durante a conferência de hackers DEF COM deste ano, dizendo que “muitos dos modems e roteadores 4G existentes são bastante inseguros. Encontramos falhas críticas exploráveis remotamente em uma vasta seleção de dispositivo de diversos fornecedores”.

A pior parte é que as falhas de segurança foram descobertas depois de examinar um conjunto abrangente de roteadores 4G, com diversas faixas de preço. Inclusive, muitos dos dispositivos testados são muito caros e são destinados ao uso em grandes redes corporativas.

Em todos os casos, os usuários ficam vulneráveis ao utilizar os roteadores. Hackers podem conseguir rodar códigos infectados no roteador apenas com o usuário visitando alguma página infectada. Com isso, o invasor pode até assumir o controle total da rede.

publicidade

As marcas que mais apresentaram vulnerabilidades em seus dispositivos foram ZTE, Netgear e TP-LINK, mas outras empresas também tiveram seus dispositivos apontados como vulneráveis. Todas as falhas encontradas foram relatadas aos fornecedores que corrigiram a maioria dos problemas descobertos antes da publicação do estudo.

Via: Bleeping Computer