Passados os problemas com a atualização do Windows 10, podemos começar a colher os frutos do novo sistema. A partir de agora, você poderá acessar as suas contas da Microsoft no navegador Edge usando uma chave de segurança, como a YubiKey 5, ou o Windows Hello. Assim, você não precisará lembrar das suas senhas todas as vezes que quiser verificar mensagens no Outlook ou comprar jogos para o Xbox.

A Microsoft começou a implementar uma nova tecnologia de autenticação em seus serviços online intitulada FIDO2. Com ela, em vez de digitar as suas essas informações de login, como nome de usuário e senha, é possível usar uma chave de segurança física, usando a porta USB de seu computador.

publicidade

A Microsoft ressalta que o sistema não estará sujeito a ataques de phishing ou malware, já que requer uma indicação de que você está presente no momento do login, como um varredura facial usando um dispositivo de biometria padrão no caso do Windows Hello; ou mesmo através de um código PIN, usando o USB token. 

O uso das chaves de segurança pela Microsoft não é uma novidade, visto que o método já era usado como segundo fator no passado, funcionando em conjunto com senhas e nomes de usuário. Contudo, agora o serviço evoluiu e está bem mais funcional.

publicidade

Se o seu computador estiver rodando a atualização mais recente do Windows 10, você poderá configurar o Windows Hello ou uma chave de segurança física do Yubico ou do FEITIAN que oferecem suporte para o padrão FIDO2. Se você tiver um dispositivo com uma webcam ou um leitor de impressão digital do Windows Hello, basta visitar as configurações da Conta da Microsoft no Edge e vincular a sua máquina com o Windows 10 a sua conta para que você não precise mais inserir a sua senha. 

Por enquanto, o suporte ao recurso é feito apenas em contas pessoais. Porém, a Microsoft planeja disponibilizar a função para contas educacionais e de trabalho no início de 2019, quando as empresas poderão conceder permissão para configurar chaves de segurança individuais.

publicidade

Como até o momento o Chrome e o Firefox ainda não oferecem suporte ao padrão FIDO2, ainda não podem ser usados em conjunto com essas chaves de segurança.