Infelizmente, fraudes e golpes se tornaram uma constante na vida de quem usa smartphones, computadores ou qualquer tipo de dispositivo conectado à Internet. Na semana passa, alertei para o golpe da promoção do Boticário no WhatsApp, que chamava a atenção por sua sofisticação. A ação dos cibercriminosos segue sem limites e agora é a vez dos usuários da Apple terem que tomar cuidado redobrado.

Alguns usuários do iPhone e do iPad abriram um tópico no Reddit para expor aplicativos de fitness que envolvidos em um esquema de roubo de dinheiro que explora o recurso Touch ID dos aparelhos.

publicidade

Como funciona o golpe

Os aplicativo “Fitness Balance” e “Calories Tracker”, que já não estão mais disponíveis na App Store, funcionavam como qualquer outro app para a prática esportiva. Os usuários podiam medir o índice de massa corpórea, calcular calorias e monitorar a quantidade de líquidos consumidos, enfim, cumpriam com os requisitos básicos.

Contudo, em determinado momento, os aplicativos solicitavam ao usuário que adicionasse a impressão digital para fazer o acompanhamento personalizado do consumo e gasto de calorias ou para receber recomendação de dietas. Assim, enquanto o usuário adicionava a impressão digital, “malandramente”, os aplicativos exibiam um pop-up mostrando um pagamento que podia variar entre 99,99 e 119,99 dólares ou 139,99 euros.

publicidade

Só que a mensagem aparece rapidamente e, de acordo com os relatos no Reddit, havendo um cartão de crédito ou débito conectado à conta da Apple, a transação é considerada verificada e o dinheiro é enviado ao operador do golpe. No tuíte abaixo é possível ver como o golpe acontece:

Tenha atenção redobrada

A App Store é considerada uma das lojas de software mais seguras do mundo, porém, não é infalível. Segundo o site WeLiveSecurity, o aplicativo “Fitness Balance” tinha uma avaliação de 4,3 estrelas e uma série de comentários positivos (e provavelmente falsos).

publicidade

Hoje em dia é muito importante fazer uma reflexão sobre o compartilhamento de dados biométricos essenciais, normalmente usados para o desbloqueio do aparelho ou para efetuar pagamentos. Minha dica é que você, sempre que solicitado a usar o reconhecimento facial ou a impressão digital, analise a real necessidade dessa exigência.

Na minha opinião, você não precisa usar dados biométricos essenciais para acompanhar uma dieta ou monitorar o gasto de calorias.

publicidade

Fonte: Reddit