A Kaspersky Lab, empresa russa especializada em segurança online, divulgou no começo dessa semana um ataque de malware que afetou mais de 57.000 computadores e notebooks da Asus. Sua origem era o próprio sistema da taiwanesa para implementar atualizações de software em seus produtos. 

A Kaspersky desenvolveu uma ferramenta para que os usuários verifiquem se possuem dispositivos afetados pelo malware. O processo é simples e rápido.

publicidade
  1. Faça o download “shadowhammercheck.zip” clicando aqui;
  2. Extraia o arquivo;
  3. Abra a pasta “shadowhammercheck” e execute shadowhammer.exe;
  4. O programa fará um teste rápido em seu computador e lhe dará o resultado quase imediatamente.

Reprodução

Também é possível usar a ferramenta online Shadowhammer da Kaspersky para saber se sua máquina estava na lista específica de alvos. Para isso, no entanto, será necessário saber o endereço MAC do seu computador. Abaixo, o passo a passo para descobrir essa informação:

publicidade
  1. Abra a linha de comando do seu terminal. Pressione Windows + R , digite “cmd” e pressione a tecla Enter;
  2. Uma vez na linha de comando, digite “ipconfig / all” e pressione Enter;
  3. Várias linhas de informação aparecerão. Procure por qualquer linha que diga “Endereço Físico:” e observe as sequências de números hexadecimais que aparecem depois das linhas de Endereço Físico; essas sequências são seus endereços MAC. Você pode ver um exemplo disso nesta última captura;
  4. Copie todos os endereços MAC;
  5. Em seguida, abra a página de diagnóstico do Kaspersky  e copie cada um dos seus endereços MAC na caixa de pesquisa e clique em  “Verificar agora”. Repita a operação com cada um dos seus endereços MAC.

Reprodução

Caso encontre algum deles na lista de infectados, o aconselhável é que você obtenha um antivírus confiável para remover o malware.

publicidade

E mesmo que nenhum dos métodos anteriores indiquem que seu dispositivo estava na “lista de objetivos”, é válido executar uma verificação antivírus. Há programas antivírus e antimalware gratuitos — incluindo o Windows Defender.

 

publicidade