A câmera IC3, da Intelbras, é uma solução bem simples para monitorar ambientes internos. O dispositivo pode ser utilizado tanto por empresas, quanto em ambientes domésticos. pois de baixo custo e muito simples de instalar.

Câmera de segurança Intelbras IC3: design e acabamento

Essa á uma câmera bem discreta, pois tem dimensões de 5,8 × 12,8 × 3,8 cm e pesa apenas 120 gramas. A lente e o sensor têm capacidade para gravar imagens em HD (1280 x 720 pixels) a 25 quadros por segundo. Ainda na parte frontal há um sensor infravermelho para gravação no escuro e um microfone.

publicidade

Reprodução

Na traseira está o conector micro USB para liga-la na tomada (a fonte de alimentação que acompanha o produto é bivolt), um slot para cartão micro-SD e um alto-falante. Ele serve para se comunicar com a pessoa que está sendo filmada pelo app da câmera no smartphone (veremos como funciona mais adiante).

publicidade

Reprodução

Ela também tem um pedestal com haste articulada, para ficar mais fácil posiciona-la de acordo como o usuário quiser. Embaixo do pedestal há um suporte de metal para parafusar em paredes. Para quem preferir não parafusar ou apenas deixa-la em pé no pedestal, ainda há dois adesivos para colar em paredes ou locais planos. O cabo USB para ligar a câmera na fonte de alimentação tem 2,90 metros.

publicidade

Câmera de segurança Intelbras IC3: instalação

A instalação é muito simples. Depois de posicionada a câmera e conectada a uma tomada, basta baixar o app Mibo, da Intelbras, disponível para iOS e Android. O celular precisa estar conectado a rede Wi-Fi para a câmera poder sincronizar com o aplicativo. Ao abrir o aplicativo, é preciso fazer um cadastro para fazer logon, por segurança.

Reprodução

publicidade

Feito isso, o app pede para escanear o código de barras da câmera, pois ela é como qualquer dispositivo conectado a sua rede e precisa de um endereço único. Achei essa solução interessante porque é tudo automático e o usuário nem precisa saber termos técnicos para conectar a câmera em sua rede Wi-Fi. E depois de ler o código de barras, a câmera já está funcionando e passando as imagens para o app no smartphone.

Câmera de segurança Intelbras IC3: recursos e cartão de memória

Além de monitorar em tempo real, a câmera IC3 grava as imagens em cartão micro SD, que não acompanha o produto. Essa parte é interessante, pois, apesar da câmera aceitar qualquer cartão, é melhor usar um específico para gravações de vigilância.

Reprodução

Na tela esquerda, o video em tempo real. Na direita, acessamos o menu onde estão as gravações no cartão. As faixas verdes indicam onde foram detectados movimentos

Um exemplo que usei nos testes foi o cartão micro SD da Western Digital, modelo Purple, que é otimizado para câmeras de segurança. O circuito de memória dele é preparado para gravação contínua por horas ou mesmo dias, suporta altas temperaturas e inicia a gravação mais rapidamente, o que faz diferença quando queremos monitorar um local. E o melhor é o que o preço é o mesmo de um cartão comum. Portanto, está dada a dica.

Reprodução

O melhor cartão a ser utilizado é um específico para câmeras de vigilância, como o exemplo da foto, um Western Digital WD Purple

A câmera faz gravações apenas quando detecta movimentos, o que é interessante para economizar espaço no cartão. Mas como ela tem um ângulo aberto de 111 graus, ela consegue captar grande parte de uma sala e a gravação é garantida. Nos testes, todos os movimentos foram detectados. No app é possível ajustar a sensibilidade do movimento para que ela não fique gravando a todo momento.

Reprodução

Assim que detecta movimento, a câmera pode enviar notificações com a foto para o smartphone

Outro uso interessante é quando precisamos monitorar idosos ou crianças. Nesse caso podemos desabilitar o sensor de movimento no app e sempre que quisermos, basta abrir o app para olhar o que está se passando na câmera.

E caso seja necessário entrar em contato rapidamente com quem está sendo filmado, basta clicar no botão do microfone do app e começar a falar para sua voz sair no alto-falante da câmera. Que, diga-se de passagem, tem volume alto. E como a câmera tem microfone, é possível manter uma comunicação fácil com quem está sendo monitorado.

Reprodução

A câmera IC3 também tem função para se comunicar com quem está no ambiente monitorado. Ela tem alto-falante e microfone

Câmera de segurança Intelbras IC3: conclusão

A cämera é fácil de configurar, o aplicativo é intuitivo e as imagens são de ótima qualidade. O cabo tem um bom comprimento (2,90 metros) para ser conectado a tomada. Mas percebi que é necessário um ótimo roteador porque a atualização em tempo real é lenta. O cartão micro SD para gravar as imagens precisa ser de boa qualidade, o mais indicado são aqueles específicos para câmeras de vigilância, que tem chip de memória adequado para a agilidade de iniciar a gravação.

Outro detalhe: melhor instalar a câmera com cabo escondido e ela também, pois, como é para parte interna ela facilmente pode ser quebrada. para o caso de monitorar crianças, idosos ou ambientes em geral, é uma solução interessante, pois, além das imagens, é possível se comunicar com quem está no local, pois tem microfone e alto-falante. Com pesquisa no Google, até a data deste review, os preços nas lojas online variam entre R$ 215 e R$ 300.

Câmera de segurança Intelbras IC3: especificações técnicas

Câmera

– Sensor: 1/4″ HD Progressive Scan CMOS;

– Obturador: automático;

– Lente: 2.8 mm 111° (diagonal) e 92° (horizontal);

– Montagem da lente: M12;

– Dia & Noite: filtro de IR automático.

Compressão

– Compressão de vídeo: H.264 (perfil principal);

– Taxa de bits para vídeo: taxa de bits adaptável;

– Compressão de áudio: AAC;

– Taxa de bits para áudio: adaptável.

Imagem

– Máxima resolução: 720p (1280 × 720);

– Taxa de quadros: Max: 25 FPS (1280 × 720).

Wi-Fi

– Antena: 1,7 dBi interna;

– Padrões: IEEE 802.11b, 802.11g, 802.11n;

– Frequência operacional: 2,4 GHz;

– Largura de banda: Suporta 20 MHz;

– Protocolo de segurança: 64/128 bit WEP, WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK;

– Taxa de transmissão: 11b: 11 Mbps, 11g: 54 Mbps, 11n: 150 Mbps;

– Indicação de intensidade do sinal: não.

Geral

– Temperatura de operação: -10 °C a 50 °C;

– Umidade: 95% ou menos (sem condensação);

– Fonte de alimentação: DC 5 V;

– Consumo de energia: Máximo de 3 W;

– Visão noturna: Alcance: 5 metros;

– Dimensões (L × A × P): 58 × 128 × 38 mm;

– Peso (g): 120;

– Armazenamento: suporta cartão micro-SD: espaço mín. 8 GB e máx. 128 GB;

– Alarme inteligente: detecção do movimento.

 

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.