A associação brasileira de consumidores Proteste se reunirá com a direção do Facebook na quarta-feira, 11, em Bruxelas, para discutir o escândalo de utilização indevida de dados e o efeito disso para os usuários da rede social.

A Proteste e outras associações voltadas para os direitos dos consumidores da Bélgica, Espanha, Itália e Portugal afirmam que a empresa deve compensar os consumidores pelo uso indevido dos dados, reembolsando-os pelo valor econômico obtido com exploração indevida das informações compartilhadas.

publicidade

Além disso, logo após o escândalo da Cambridge Analytica vir à tona, as organizações enviaram ao Facebook uma advertência formal, questionando a respeito do envolvimento de consumidores dos países citados acima, indagando quais medidas a rede social implementaria para mitigar as consequências e eliminar riscos para os consumidores, garantindo a correta aplicação e respeito aos seus direitos.

As entidades também pedem que o Facebook ofereça ferramentas necessárias para que os usuários possam gerenciar os seus dados e decidir onde, quando e com quem querem compartilhar essas informações.

publicidade

“Os dados tornaram-se um recurso essencial para o crescimento econômico, a criação de empregos e o progresso da sociedade. Mas a exploração de big data não deve se contrapor a uma proteção adequada da privacidade dos consumidores. Acreditamos que a economia de dados só pode florescer, longe de uma perigosa degeneração, se os consumidores forem colocados no controle de seus próprios dados”, afirma a Proteste em comunicado.