Uma data de aniversário dificilmente é considereada uma informação privada e que deve ser mantida em segredo. Quase todo mundo a celebra nas redes sociais e muitos a publicam em seus perfis. Só que essa é uma péssima ideia! Venha saber o porquê!

Ela pode ser uma das suas perguntas de segurança

Em conjunto com o modelo do seu primeiro carro e o sobrenome de solteira da sua mãe, a data de aniversário é uma pergunta de segurança comum em muitos sites. Esse tipo de pergunta é, em geral, problemático: elas são uma causa provável de invasões hackers em redes sociais — como a brecha do iCloud de 2014, que afetou muitas celebridades.

A culpa é dos sistemas de recuperação de senha. Eles são desenhados para que o usuário possa resetar sua senha facilmente quando necessário, mas frequentemente tornam mais fácil para os hackers fazerem o mesmo. Forçar manualmente uma senha não é mais uma técnica muito utilizada pelos hackers: a maioria dos casos são frutos de vazamentos massivos de dados.

publicidade

É incrível que essa ainda seja uma opção de pergunta nesse já inseguro sistema de proteção. Achar a data de aniversário de alguém é muito simples: mesmo que ela não esteja entre as informações de perfil, é comum ter quem deixe um “Feliz Aniversário” todo ano no feed. E mesmo que a data não seja uma das suas perguntas de segurança, ela pode ser usada de outras maneiras — como para um hacker ligar para um provedor de serviços e fingir ser você, por exemplo.

Às vezes, ela é usada como senha

A autenticação de dois fatores é aquela em que o serviço envia um código para o celular do usuário para que ele o use em conjunto com a senha para ter acesso ao serviço desejado. É uma ótima maneira de garantir a segurança e, frequentemente, é usada também para a recuperação de contas. O problema é quando seu telefone é furtado, roubado ou clonado, por exemplo.

E não é só o seu celular que pode ficar vulnerável. É muito comum que a data de aniversário seja usada como validador, o que faz sentido, já que todo mundo faz aniversário em algum momento e, por isso, é fácil lembrar essa data. Além disso, é uma informação considerada razoavelmente segura: basta imaginas que o número de dias em um período de 30 anos, por exemplo, resulta em mais de 10 mil possíveis combinações de senha de quatro dígitos.

Além disso, fique atento: não é apenas a data de nascimento que pode ser problemática. Golpistas que roubam identidades também se interessam por dados como local de nascimento e nome de solteiro da mãe. E ainda é relativamente difícil evitar o compartilhamento desses detalhes on-line.