A Microsoft está adicionando uma nova área de armazenamento seguro ao One Drive, onde os usuários podem armazenar arquivos mais confidenciais. O novo recurso, chamado de OneDrive Personal Vault, será protegido por uma etapa adicional de verificação de identidade, como PIN, autenticação de impressão digital/facial ou um código de autenticação de dois fatores (2FA).

Se você armazenar arquivos na nova área do Cofre Pessoal, será solicitado um código adicional toda vez que acessá-los via Web, PC ou dispositivos móveis. Essa área protegida é projetada para arquivos como cópias de passaportes, cartões de identificação ou informações financeiras pessoais.

publicidade

Em PCs com Windows 10, a Microsoft está utilizando uma área criptografada pelo BitLocker de um disco rígido local, para sincronizar os arquivos do Cofre Pessoal. Todos os arquivos do OneDrive estão criptografados quando armazenados na nuvem da Microsoft ou durante transferência para outro dispositivo.

O Cofre Pessoal também será automaticamente bloqueado em qualquer equipamento após um período de inatividade, e você precisará se reautenticar novamente para obter acesso. Se usar a versão web do OneDrive em um PC desconhecido, todos os arquivos nesse local seguro não serão armazenados em cache pelo navegador.

publicidade

Além disso, a Microsoft permite que você guarde quantos arquivos quiser no cofre, logicamente, respeitando o limite geral do seu armazenamento do OneDrive. Ela também está facilitando a digitalização de documentos ou informações de passaporte no aplicativo móvel do OneDrive para que ele seja salvo diretamente no Cofre Pessoal.

A Microsoft está trazendo esse recurso para a versão web do OneDrive, dos aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android, e dos PCs com Windows 10. No entanto, inicialmente, ele está sendo implementado apenas na Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Contudo, a novidade estará disponível para todos os mercados até o final do ano.

publicidade

A Microsoft parece ser uma das primeiras empresas a adicionar esse recurso ao seu serviço de armazenamento em nuvem. O iCloud, o Google Drive e o Dropbox ainda não suportam pastas protegidas por 2FAS. Fora isso, a opção de US $ 1,99 por mês para armazenamento adicional será aumentada de 50 GB para 100 GB. Se você já assinou este armazenamento extra, receberá automaticamente mais 50 GB gratuitamente.

Agora, os assinantes do Office 365 também poderão comprar armazenamento adicional além dos 1TB incluídos na assinatura. Você pode adicionar armazenamento em incrementos de 200 GB por US$ 9,99 por mês. No entanto, o nível básico de armazenamento para o OneDrive Free e o Office 365 permanece inalterado.

publicidade

Veja como proteger arquivos no Cofre Pessoal do Onedrive.

Via: The Verge