A Mozilla disponibilizou nesta última quarta-feira, 9, a versão 60 de seu navegador Firefox, trazendo como principal destaque o suporte à API Web Authentication. O padrão de segurança permite que um usuário do browser faça login em diversos serviços e contas com um dispositivo como uma YubiKey ou outros tokens USB no lugar da senha.

Aparelhos do tipo geram uma combinação aleatória para substituir a combinação tradicional em sites compatíveis acessados via Firefox. E apesar da proposta complexa, o uso é simples: basta plugar o token no computador para que a página o identifique e complete o login.

publicidade

O objetivo de usar essas ferramentas não é só facilitar a vida dos usuários, que não precisariam mais memorizar tantas combinações. A ideia é também reduzir os riscos provocados por eventuais vazamentos de senhas. Como as sequências geradas e usadas em cada acesso são únicas, um cibercriminoso que tenha conseguido acesso às credenciais não deve conseguir invadir a conta.

No entanto, a novidade ainda não deve eliminar totalmente a necessidade de senhas, já que nem todos os serviços online adotaram o padrão Web Authentication. Ainda assim, como bem pontuou o Engadget, o suporte total de um navegador do porte do Firefox à API representa um passo enorme rumo ao fim do acúmulo delas. Outros navegadores devem adotar a mesma tecnologia em breve, criando mais incentivo para que desenvolvedores adaptem seus sites.

publicidade

As outras novidades

Fora o suporte ao padrão de segurança, a principal novidade do Firefox é dedicada ao mundo corporativo. A versão Quantum for Enterprise do browser poderá ser toda personalizada por empresas para “otimizar o desempenho e atender a todas as necessidades do ambiente de trabalho”, como explicou a Mozilla no blog do navegador. Ou seja, administradores poderão bloquear desde o acesso a alguns sites pelos usuários até algumas configurações no Firefox usado nos computadores da empresa.

publicidade

Já para o consumidor final, a maior mudança está no visual das novas abas, que ganharam um layout mais espaçoso e mais ícones na seção de sites principais. Usuários do Pocket nos EUA, por fim, passarão a ver as tais “histórias patrocinadas” entre os links recomendados pelo serviço – com a garantia da Mozilla de que seus dados de navegação não serão compartilhados com esses patrocinadores. Se quiser testar a nova versão do Firefox, acesse o site oficial para baixar.