Em uma tentativa de diminuir os erros de programação no Firefox, a Mozilla está desenvolvendo o Clever-Commit, um sistema que detecta divergências em códigos fonte que aparecem no navegador. O desenvolvimento está sendo realizado juntamente a desenvolvedora de jogos Ubisoft.

Esse novo sistema analisa mudanças de código feitas por programadores na base de dados do Firefox. Ele compara o novo código com uma base de dados de erros de sistema que já foram encontrados e corrigidos. Caso haja suspeita de que existe um erro, o desenvolvedor do código é avisado. O Clever-Commit também pode sugerir correções os bugs que ele encontrar. A intenção inicial da Mozilla é usar esse sistema para análise inicial dos códigos, porém, com o tempo, ele será introduzido em outras fases do processo de programação e desenvolvimento dos sites.

publicidade

A ferramenta foi desenvolvida baseando-se no trabalho da Ubisoft La Forge, o laboratório de pesquisa da Ubisoft. No ano passado, ele apresentou o Commit-Assistant, sistema que tinha a mesma função do Clever-Commit, da Mozilla – encontrar erros e sugerir correções. O sistema conseguiu encontrar quase 70% de erros nos programas da Ubisoft, o que é um número expressivo. Com essa detecção aprimorada pela Mozilla, a ideia é que os erros sejam encontrados e corrigidos mais rapidamente.  

A Mozilla espera que o Clever-Commit tenha um índice de acertos parecido com o do seu “primo” da Ubisoft. Isso porque seu assistente está integrado em seus processos de desenvolvimento, permitindo que ele encontre até quatro erros em cinco, fazendo com que eles sejam corrigidos antes de causarem problemas maiores, como, por exemplo, vulnerabilidades que possam causar vazamento de dados ou invasões remotas. .