Fake news ou notícias falsas é um daqueles termos que penetraram fortemente na sociedade. Eles ganharam força coincidindo com as eleições nos EUA, com o referendo para o Brexit no Reino Unido e, no Brasil, o tema foi amplamente debatido nas últimas eleições, quando o WhatsApp foi o principal meio de propagação de boatos e ataques a diversos candidatos a partir do uso de dados fictícios. 

As fake news se espalharam tanto que, tanto órgãos públicos quanto empresas privadas, propuseram acabar com a desinformação por todos os meios. E a Microsoft é a mais recente empresa a contribuir para a causa. Euma das ferramentas para isso é o NewsGuard, uma extensão que agora está disponível para a versão mobile do navegador Edge para celulares Android.

publicidade

O NewsGuard Tech já possui extensões para navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge (versão para PCs) e o Safari. No entanto, é necssário realizar o download da ferramenta. Já no Edge para Android, por outro lado, já o integra diretamente, sem ter que instalar um plug-in separado. 

O NewsGuard é baseado em um sistema automatizado, baseado no uso de inteligência artificial que, juntamente com uma equipe de pessoas, é responsável por analisar a exatidão das notícias surgidas em diferentes portais e páginas da web.

publicidade

Sua operação é baseada em classificações com cores verdes (boas) e vermelhas (ruins) que fornecem, em diferentes páginas, classificações baseadas em sua credibilidade e transparência.

O NewsGuard chega ao Edge para Android e também para iOS, já que o sistema operacional mobile da Apple. Mas, para acessar sua versão Beta, é necessário utilizar o aplicativo TestFlight.

publicidade