O vice-presidente da Microsoft e responsável por temas relacionados a segurança na companhia, Tom Burt, revelou ontem, 20, que foi identificada uma série de ataques informáticos na Europa. A denúncia de invasões em sistemas de informação europeus foi exposta em uma publicação no blog oficial da empresa e acontece meses antes das eleições parlamentares europeias, que ocorrem em maio.

Burt apontou o grupo Strontium como principais autores dos ataques. Ele pode estar associado à agência de inteligência militar russa (GRU) e é conhecido como Fancy Bear, APT28, Sofancy e Pawn Storm. A ação foi descoberta pelo Centro de Inteligência de Ameaças e Crimes Digitais da Microsoft.

publicidade

Os ataques podem significar uma tentativa de influenciar os resultados eleitorais na Europa. No comunicado, a empresa revela que as campanhas políticas não são os únicos alvos dos hackers: entram na lista ONGs, organizações sem fins lucrativos, centros de pesquisa e órgãos de monitoramento da integridade da democracia e das eleições.

O Strontium teve como alvo, entre setembro e dezembro de 2018, 104 contas de e-mail de pessoas que atuam nos segmentos de segurança nas eleições, política nuclear e relações internacionais. Bélgica, França, Alemanha, Polônia, Romênia e Sérvia foram os países atingidos.

publicidade

A Microsoft informou que tem trabalhado com os órgãos afetados para ajudar a minimizar os riscos de invasão digital. Para isso, a companhia prometeu expandir seu serviço de segurança cibernética, o AccountGuard, para mais 12 países europeus, incluindo Alemanha, França e Espanha.