Sempre ficamos de olho em tentativas de invasão de conta e roubo de dados, seja por e-mail, mensageiros ou rede social. O  problema é que quando esse tipo de perigo vem de uma empresa em quem deveríamos confiar. O que parece ser o caso do envio de mensagens infectadas vindas da própria Microsoft.

As notificações parecem vir do aplicativo Microsoft Movies, e incluíam mensagens estranhas, o que poderia configurar uma possível invasão por vírus. Os textos das mensagens chegavam para os usuários do Windows 10 com as mensagens: “Test notification”, “thsi test notification”, e “this is test notification”.

publicidade

Ao clicar em alguma dessas notificações, o aplicativo Microsoft News era iniciado, porém, logo era apresentado um erro e o programa não era iniciado corretamente. Os usuários que receberam as mensagens relataram no fórum Reddit que pensaram que seus computadores estavam infectados e que teriam de formatar a máquina.

No mesmo fórum, um engenheiro da Microsoft explicou que tudo não passou de uma experiência de teste interno, e que essas mensagens não deveriam ter chegado aos dispositivos dos usuários.

publicidade

“Por meio de um erro de configuração do aplicativo de notícias do Windows 10, alguns usuários relataram o recebimento de notificações de teste. Esse problema foi resolvido em uma atualização lançada no dia 29 de março. Nós também lançamos uma nova versão do aplicativo com a falha corrigida. A notificação não afetava o programa ou seu uso. Agora, o erro já está resolvido”, o engenheiro disse em seu comentário no Reddit.

Não há informações sobre como o vazamento dessas notificações de teste ocorreu, especialmente se tratando de algo interno. Acredita-se que apenas uma pequena parte dos computadores com Windows 10 receberam essas notificações.

publicidade

VIA: Softpedia