Há algum tempo, o YouTube implementou uma função que ajudava a combater a disseminação de notícias falsas no site. Quando se pesquisava por um vídeo e o mesmo apresentava algum conteúdo que não era verdadeiro, era mostrado um cartão desmentindo aquela informação. Porém, parece que o recurso não funcionou como deveria nos vídeos ao vivo que mostravam o incêndio que se abateu sobre a Catedral de Notre-Dame, em Paris, na última segunda-feira (15/4).

O algoritmo que ajudava na identificação de fake news teve de ser desativado pela plataforma de vídeos. Isso porque ele estava associando os vídeos sobre o incêndio de Notre-Dame com notícias falsas sobre o 11 de setembro, quando ocorreu a queda das torres gêmeas em Nova York, devido a um ataque terrorista. Um porta-voz do YouTube não explicou exatamente a causa do erro durante uma entrevista ao site CNBC, mas disse que o algoritmo faz “associações imprecisas de vez em quando.”

publicidade

O incidente mostra alguns dos problemas enfrentados pelo YouTube em relação a automação de seus processos. Enquanto o site necessita de algoritmos para controlar a grande quantidade de conteúdo enviado todos os dias, ele não está preparado para lidar com todas as situações que podem ocorrer. Infelizmente, essa falha só foi descoberta em meio a um dos momentos mais tristes da história da França.

VIA: Engadget