Milhões tem pessoas têm suas contas hackeadas por usarem senhas consideradas fracas ou muito fáceis. Com medo de esquecê-las, muitos usam nomes, datas de aniversário, times de futebol, nomes de animais e até mesmo letras e números que ficam próximos um do outro no teclado. Essas práticas facilitam a ação dos cibercriminosos para invadir contas.

Pensando nisso, o Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido criou uma lista com as senhas mais comuns na internet. A ideia do alerta é encorajar o uso de senhas fortes para proteger conteúdos sensíveis, como contas de e-mail, redes sociais e aplicativos de banco.

publicidade

A senha mais utilizada — e sem surpresa! — é a sequência de números “123456”: 23,2 milhões de contas usam esses números. E a quantidade de pessoas aumenta quando se usam quase todas as teclas numéricas (ou seja, “123456789”): 7,7 milhões de pessoas utilizam essa “técnica” como senha.

Outras 3,7 milhões de pessoas utilizam a senha “QWERTY” (as seis primeiras teclas do teclado da esquerda para a direita) para “proteger” suas contas. Já a palavra “password” (senha em inglês) aparece 3,6 milhões de vezes e “111111” é usada por 3,1 milhões de usuários.

publicidade

A maior parte das 50 senhas mais usadas é baseada em ideias simples, como uma série de números em ordem ou o mesmo número repetido seis ou sete vezes. Além disso, as senhas “iloveyou” (eu te amo), “monkey” (macaco) e “dragon” (dragão) estão entre as 20 mais usadas. Já “myspace1” está na 26ª posição, com mais de 735 mil usuários.

Seu nome é seguro?

publicidade

Nomes estão entre as senhas mais comuns, com centenas de milhares de usuários usando uma única alcunha como código secreto. Nomes como “Ashley” e “Michael” são utilizados mais de 400 mil vezes por usuários. “Daniel”, “Jessica” e “Charlie” aparecem em 300 mil ocasiões. Acredita-se que esses sejam os nomes dos próprios usuários, o que significa que o trabalho de um hacker para descobrir essas senhas é bem menor.

Senha por gosto musical

publicidade

As bandas também são um tema recorrente em senhas. A lista detalha que mais de 285 mil usuários utilizam a palavra “blink182” como senha — essa é a combinação relacionada música mais utilizada. Outras bandas e cantores como “50cent”, “Eminem”, “Metallica” e “Slipknot” são usados mais de 140 mil vezes cada um. 

Nem o time do coração escapa

Os times também são bastante comuns quando se trata de violação de senhas. O “Liverpool” ganha o título de time de futebol da Premier League mais utilizado: mais de 280 mil usuários o escolheram para proteger sua conta. Outros times da Premier League também são bastante usados, como “Chelsea”, “Arsenal”, “Manutd” e “Everton”.

Quem usa o nome do time favorito como senha pode facilmente ser alvo de invasão de contas. Isso porque muitos fãs de esporte comentam sobre seu time favorito nas redes sociais, o que torna relativamente simples para um hacker obter essas informações no Facebook ou no Twitter.

Um grande problema com essas senhas simples é que provavelmente elas são utilizadas em diversas contas. Isso significa que, se o e-mail e a senha forem descobertos, outros serviços podem estar em risco. A recomendação do Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido é que o usuário use três palavras aleatórias como senha, para diminuir as chances de alguém adivinhá-la.

A lista de senhas foi criada com base em dados coletados e que podem ser consultados no site Have I Been Pwned. Lá, o usuário pode, ainda, verificar se suas informações já foram capturadas indevidamente.

Via: ZDNET