iOS 13 terá mapa que indica onde os apps coletam a localização do usuário

Essa nova funcionalidade faz parte do pacote de melhorias de privacidade que foi apresentada para a nova versão do sistema operacional da Apple durante a WWDC 2019

Um dos principais temas da apresentação da Apple durante a WWDC 2019 foi a privacidade. A empresa revelou vários novos recursos para seus vários sistemas operacionais focados neste tema, demonstrando um compromisso com a segurança dos dados de seus usuários, principalmente no iOS 13. Os dados de localização também foram abordados durante a apresentação, com a Apple revelando um novo recurso que permite mudar as permissões de um aplicativo em usar suas informações de localização.

A empresa revelou o recurso que permite ao usuário deixar que um aplicativo use sua localização apenas uma vez. Depois disso, o app terá que continuar solicitando permissão sempre que quiser usar a localização do dispositivo.

Juntamente com esse novo recurso, o dispositivo vai exibir um mapa dos dados de localização que um aplicativo pode ter adquirido, além de uma explicação do motivo pelo qual cada app precisa acessar a localização do usuário. Em uma imagem do site 9to5Mac, podemos ver o mapa sendo exibido na tela.

Reprodução

O recurso do mapa aparece sempre que um aplicativo usa a sua localização em segundo plano, e apresenta um mapa real das localidades que ele acompanhou. O objetivo disse é fazer com que os usuários passem a prestar mais atenção a quais aplicativos podem estar usando e abusando de sua localização.

Além das notificações com esse histórico, o sistema vai oferecer opções para que o usuário defina quando um aplicativo pode rastreá-lo. Dentre as alternativas estão as opções padrões de “Sempre” ou “Apenas enquanto estiver usando”.

O iOS 13 também altera a maneira como os aplicativos podem ler dados coletados via Bluetooth e Wi-Fi para determinar sua localização. A Apple está “fechando as portas para esse abuso”, disse Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, no palco da WWDC 2019.

Via: BGR

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ