Jigsaw é o nome de uma empresa dentro do conglomerado Alphabet que nasceu como uma incubadora de projetos dentro do Google. O novo app do grupo é o Intra, um programa que serve para criptografar a conexão DNS no Android.

O servidor DNS (Domain Name System) é uma espécie de agenda de contatos. Sempre que seu celular tenta acessar algum site ou servidor de aplicativo, o aparelho busca no DNS o endereço correto daquela página da internet ou app.

O problema é que o DNS é razoavelmente fácil de corromper. Nesta semana, por exemplo, foi descoberto o GhostDNS, um vírus que modifica as configurações de um roteador para desviar o tráfego dos aparelhos na rede para páginas maliciosas.

Um DNS adulterado pode, por exemplo, te levar para uma página falsa sempre que você tentar acessar o site do seu banco. Esta página falsa pode te levar a inserir dados sensíveis, como número do cartão e senha, enquanto você pensa que está no site oficial do seu banco.

publicidade

O Intra serve para proteger seu celular Android desse tipo de adulteração. O aplicativo criptografa os dados que saem do seu smartphone e garante que eles serão levados, sem desvios, a um servidor DNS seguro. O sistema lembra o de uma VPN comum, mas é um pouco diferente.

Uma VPN criptografa os seus dados, leva-os para um servidor próprio e de lá eles são levados para a web. O Intra não leva suas informações para outro servidor, mas esconde apenas a conexão direta com o servidor DNS usando criptografia local, sem perda de velocidade da internet.

Por padrão, o app conecta o seu Android ao DNS público do Google (8.8.8.8), mas o usuário pode alterar essa configuração e escolher um servidor de sua confiança. O Intra também serve para contornar bloqueios que tentam impedir acesso a certos sites.

O aplicativo funciona em segundo plano e, segundo a equipe de desenvolvedores, ele não deixa a conexão com a internet mais lenta nem consome dados da rede móvel. A empresa, embora intimamente ligada ao Google, garante que não monitora os sites que você acessa e nem coleta dados sensíveis.

O Intra funciona em qualquer celular rodando Android 4.0 ou uma versão mais recente e pode ser baixado pelo Google Play. O código do programa é aberto e está disponível no GitHub.