Os usuários do Facebook precisam ficar atentos. Pesquisadores da Avast descobriram um spyware disfarçado de um aplicativo chamado Kik Messenger, desenvolvido para roubar informações das vítimas. Aparentemente, o golpe foi aplicado principalmente no Oriente Médio, mas outros países como Estados unidos, França, Alemanha e China registraram vítimas.

Os cibercriminosos usavam contas falsas, normalmente com imagens de mulheres atraentes, entravam em contato com a vítima via Messenger e incentivavam o usuário a baixar um outro aplicativo de bate-papo para continuar as conversas. A pessoa acabava baixando um aplicativo falso do Kik Messenger que contém um malware de espionagem.

publicidade

Segundo a Avast, o malware foi dividido em diferentes módulos com comandos específicos e criados para roubar informações das vítimas, como contatos, registros de chamadas, SMS, fotos, dados do dispositivo do usuário, geolocalização, além de obter acesso ao sistema de arquivos do aparelho infectado e gravar o áudio do aparelho.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação é de que o internauta não falae com estranhos nas redes sociais, não abra links ou arquivos suspeitos que tenham sido enviados por e-mail ou mensagem e faça o download de aplicativos na loja dos smartphones.