Milhares de computadores da Asus foram infectados com malware que usava uma ferramenta de atualização da própria empresa. As informações foram divulgadas por pesquisadores da Kaspersky Lab hoje (25). O ataque foi descoberto em janeiro, depois que hackers assumiram o Asus Live Update Utility para instalar o código malicioso nos dispositivos.

O ocorrido, batizado pela Kaspersky de Operação ShadowHammer, ocorreu entre junho e novembro de 2018. A empresa de segurança concluiu que mais de 57 mil pessoas foram afetadas, apenas entre seus clientes. Se for considerado o todo, o malware pode ter afetado mais de 1 milhão de usuários da Asus no mundo — já que a ferramenta é pré-instalada na maioria dos novos dispositivos da marca.

publicidade

Os invasores infectaram aparelhos sem levantar suspeitas porque usaram o certificado de segurança legítimo da fabricante — hospedado nos servidores do computador. “Os fornecedores selecionados são alvos extremamente atraentes para grupos de ameaça persistente avançada (advanced persistent threat – APT) que podem querer aproveitar a vasta base de clientes”, disse Vitaly Kamluk, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky Lab.

Preocupação com patches

publicidade

A invasão da ferramenta de atualização automática da Asus aponta para outra preocupação: patches, quando os hackers tentam explorar relacionamentos confiáveis. No entanto, ataques na cadeia de suprimentos não são novos: em 2017, a ferramenta CCleaner foi sequestrada para instalar malware em milhões de computadores.

A desconfiança nas atualizações automáticas leva a outro tipo de ameaça: o usuário para de atualizar sua máquina, o que também pode ser catastrófico. A maioria dos computadores infectados com o ransomware WannaCry, por exemplo, foi atingida porque não diversas atualizações de segurança emitidas em 2017 não haviam sido instaladas.  

publicidade

Embora seja capaz de executar milhões de ataques, o malware tinha alvos específicos. Depois de instalado, o backdoor verificava o endereço MAC do dispositivo e, caso ele correspondesse a um dos alvos do hacker, outro malware seria instalado, de acordo com o estudo.

Mais de 600 endereços MAC foram atingidos. Com isso, a Kaspersky lançou uma ferramenta para que as pessoas verifiquem se foram alvo do ataque. A Asus foi notificada e a investigação está em andamento, mas a fabricante não quis comentar os casos.