A cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, sofre desde o final da semana passada com um ataque de ransomware. Computadores de órgãos governamentais não podem ser acessados, e os hackers por trás dos ataques exigem US$ 51 mil em bitcoins para liberar as máquinas.

Os ataques começaram na quinta-feira da semana passada, dia 22. Desde então, computadores ligados a sistemas da prefeitura local estão inacessíveis. A cidade de Atlanta não consegue coletar pagamentos feitos online desde o início dos ataques, segundo a Reuters.

publicidade

Autoridades de Atlanta dizem já ter identificado a origem dos ataques, mas não deram detalhes sobre a identidade dos envolvidos. A prefeita Keisha Lance Bottoms não disse também se a cidade pretende pagar o resgate pedido pelos hackers ou não. Ela disse apenas que eles invadiram o sistema digital da cidade para iniciar o ataque.

Na manhã desta terça-feira, 27, servidores públicos de Atlanta ligaram os computadores pela primeira vez desde o ataque da semana passada, segundo o AJC. Nem todas as máquinas foram vítimas do ataque, e alguns funcionários conseguem usar normalmente os equipamentos. Outros, no entanto, precisaram apostar em papel e caneta para continuar realizando o trabalho.