Atualização 13h20: O hacker voltou atrás e disse que desistiu da ideia depois da repercussão global. Segundo a Bloomberg, ele afirmou ter relatado a falha com o Facebook e aguarda o pagamento de uma recompensa para compartilhar todos os detalhes da brecha.

Abaixo, o texto original:

publicidade

Um hacker taiwanês diz que vai invadir e deletar a página de Mark Zuckerberg no Facebook neste próximo domingo, dia 30, segundo reportagem da Bloomberg. E mais: o “caçador de bugs” – como ele mesmo se intitula – Chang Chi-Yuan ainda pretende transmitir tudo ao vivo em sua própria conta na rede social, em um streaming programado para às 7h (horário de Brasília).

Chi-Yuan não deu detalhes sobre como pretende fazer isso. No entanto, é de se imaginar que ele saiba de alguma brecha de segurança do Facebook que a própria empresa ainda não tem conhecimento – um bug 0-day, como são chamadas essas falhas.

publicidade

Segundo a Bloomberg, a rede social não se posicionou sobre o caso antes do fechamento da reportagem. Também entramos em contato com a assessoria da rede social e atualizaremos a notícia quando tivermos uma resposta. De toda forma, não seria surpresa se especialistas em segurança da companhia estiverem agora mesmo correndo atrás do problema.

O hacker taiwanês é relativamente conhecido no “circuito”. Foi ele quem, nesta semana, disse ter descoberto uma falha no site da Apple e comprado 502 iPhones pelo equivalente a 1 dólar. O sucesso, nesse caso, foi questionável, mas Chi-Yuan tem um bom histórico de encontrar bugs. Ele já foi citado pela Line Corp., empresa que desenvolve o app Line, como uma das pessoas que mais contribuiu com registros de falhas em 2016. E fora o lado “white hat”, o caçador também foi supostamente processado por uma empresa de ônibus local por invadir seu sistema.

publicidade

Se você estiver disposto no domingo de manhã e quiser acompanhar a possível invasão, o link da transmissão ao vivo é esse aqui.