Adrian Ludwig, diretor responsável pela segurança do sistema Android no Google, compareceu nesta semana à conferência Structure Security, em São Francisco. No evento, o executivo falou sobre como o Google combate vírus em aparelhos Android, e revelou que a empresa tem apostado em inteligência artificial para manter o Google Play limpo.

Esse novo sistema tem sido treinado a partir de dados coletados pelo Google Play Services, que incluem informações sobre quais apps são instalados e desinstalados em pouco tempo, o tipo de função que os aplicativos se propõem a fazer e quais recursos do sistema eles acessam. Com base nisso, a I.A. “aprende” qual é o padrão de comportamento de um malware.

Segundo Ludwig, o robô tem ficado cada vez mais inteligente. Seis meses atrás, o software criado pela equipe era capaz de identificar apenas 5% dos vírus mostrados a ele. Na última semana, o mesmo sistema identificou 55%. O objetivo é que, no futuro, essa inteligência artificial torne o trabalho de filtrar o conteúdo da Play Store totalmente automatizado.

Além disso, Ludwig contou ao The Register que, no começo deste ano, 0,6% de todos os dispositivos Android do mundo tinham algum vírus instalado. Desde que a I.A. começou a caçar malware no Google Play, esse número caiu para 0,25%. “Se você me perguntar em que ponto estava a segurança do Android seis anos atrás, ela estava bem longe da dos computadores. Agora nós deixamos os computadores para trás”, acrescentou.

publicidade

A vantagem do Google ao aplicar inteligência artificial para identificar vírus no Android, segundo o executivo, é que o sistema operacional é o mais utilizado do mundo, está em praticamente todos os países e cobre todas as classes econômicas. Assim, o robô consegue aprender muito mais rapidamente, já que possui muito mais dados à disposição para estudar.

Notícias sobre vírus escondidos na loja oficial de aplicativos do Android surgem regularmente, o que explica o empenho do Google em tentar resolver o problema. Neste ano, a empresa também lançou o Google Play Protect, um antivírus nativo do Android feito para identificar apps maliciosos sem que o usuário precise instalar qualquer coisa.

-> Google Play Store: tudo sobre a loja de aplicativos do Android