Durante o Next 19, o Google revelou uma série de novidades e uma aposta renovada em segurança, voltada especialmente para o setor corporativo, onde a companhia enfrenta uma acirrada disputa com outras gigantes como Amazon e Microsoft. Uma das principais novidades tem a ver justamente com celulares Android, e a capacidade de usá-los como chave de segurança.

O Olhar Digital já falou no passado sobre chaves físicas: são dispositivos USB que funcionam como uma segunda camada de autenticação e que, por serem completamente offlines e isolados, são virtualmente à prova de ataques de todos os tipos. Como não há sequer um código gerado, não há nem mesmo a possibilidade de um cibercriminoso enganar alguém para obter sua senha temporária.

O Google já havia anunciado a chave Titan, que faz esta função, mas a partir de agora, essa tarefa poderá ser cumprida por celulares Android, desde que rodem a versão 7.0 ou superior do sistema operacional. O recurso ainda está em fase beta, mas poderá ser usado tanto para contas pessoais do Google quanto para contas corporativas do Google Cloud.

A vantagem de usar o smartphone no lugar de uma chave USB é simples: é cada vez mais difícil sair de casa sem celular nos dias de hoje, então não é necessário carregar um segundo dispositivo de autenticação. O Google recomenda, no entanto, que o usuário adote uma chave backup porque, infelizmente, celulares ainda podem ser roubados ou perdidos.

publicidade

Interessados podem ativar o recurso agora mesmo nas configurações de segurança de sua conta do Google por meio deste link. Basta selecionar a opção “Adicionar uma chave de segurança” e escolher o seu celular.

Aposta em Inteligência Artificial

Inteligência artificial é uma das “buzzwords”do momento no mundo da tecnologia, e o Google não poderia ficar de fora dessa tendência, anunciando uma série de projetos relacionados à IA, tanto para seus próprios produtos quanto para agilizar a vida dos clientes de sua plataforma em nuvem que tenham interesse em adotar a tecnologia em suas aplicações.

O G Suite, que são as versões corporativas de aplicativos como Gmail, Hangouts e Google Docs, foi o maior beneficiado com as funções de IA. Com isso, o Google Assistente passa a estar integrada ao pacote, mais especificamente com o app de calendário, permitindo conferir compromissos com comandos de voz em qualquer lugar que o assistente virtual do Google estiver disponível.

Talvez mais interessante, no entanto, é a aplicação de tecnologia de reconhecimento de voz integrada ao Hangouts Meet, a ferramenta de videoconferência do Google. Com ela, é possível criar legendas em tempo real para conversas mantidas por meio da plataforma, o que pode ajudar quem está em um lugar barulhento e não consegue ouvir a transmissão adequadamente, quem estiver participando da conferência que não falam o idioma nativamente ou até mesmo as pessoas surdas. A função começa a chegar ao Meet a partir desta quarta-feira, 10.