O Google está removendo umas das funções de desbloqueio inteligente do Android. De acordo com relatos, a gigante de buscas eliminou a opção de “Lugares confiáveis” do menu de Smart Lock do sistema. Lançado junto com a versão 5.0 (Lollipop), o recurso permitia que o usuário mantivesse o telefone desbloqueado ao entrar em uma localidade, como casa ou trabalho.

De acordo com a publicação do Android Police, usuários repararam o desaparecimento da opção de “Lugares confiáveis” após a última atualização do Play Services. Em abril, o Google afirmou ter conhecimento que a ferramenta não estava funcionando de maneira adequada, liberando o acesso ao dispositivo mesmo quando o usuário já estivesse distante da localidade configurada. A empresa chegou a prometer uma correção para o update, mas parece ter optado por remover o recurso completamente.

Anunciado em uma época em que leitores de digitais não eram tão comuns em smartphones, o Smart Lock surgiu como uma forma de facilitar o desbloqueio dos telefones Android. Com ele, era possível determinar um local de confiança no qual o telefone não exigiria senha para o acesso em um raio de 80 metros. Agora, com a remoção desse recurso, ficam apenas a opção de “Detecção no bolso”, “Dispositivos Confiáveis”, “Reconhecimento de voz” e “Rosto de confiança”.

Por enquanto, o Google ainda não comentou sobre a remoção do recurso no Android. Entretanto, espera-se que esta seja temporária enquanto a empresa ainda tenta encontrar alguma solução para os bugs de localização encontrados pelos usuários.